quinta-feira, junho 01, 2006

PIB cresce 3,4% em relação ao primeiro trimestre de 2005

O Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2006, em comparação com o último trimestre do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre de 2005, a alta foi de 3,4%. O resultado positivo foi influenciado pelo crescimento da indústria (1,7%), da agropecuária (1,1%) e dos serviços (0,8%).

Os dados fazem parte do Boletim de Contas Nacionais Trimestrais divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deputados da bancada do PT na Câmara analisaram que o resultado demonstra os acertos da política econômica do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), o crescimento do PIB "já demonstra o acerto do conjunto de ajustes nesta nova fase da nossa política econômica que estamos vivendo, que inclui a redução de juros, e ampliação dos investimentos públicos em infra-estrutura", disse.
No entendimento do líder petista o crescimento do PIB confirma o compromisso "que sempre defendíamos, de conseguir equilibrar uma gestão fiscal adequada com as palavras chaves: desenvolvimento e crescimento".

O deputado Carlito Merss (PT-SC) também atribui esse crescimento à política "correta e responsável que o Governo Lula tem adotado". Para ele, o fato de, ao mesmo tempo que o PIB aumenta, haver uma distribuição de renda no Brasil é muito importante. "É a primeira vez nos últimos anos que isso acontece no Brasil. Sempre tivemos um aumento do PIB com o dinheiro sendo transferido às mesmas pessoas e, hoje, há uma distribuição de renda que reverte essa situação", disse.

Para o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), a política cambial sustentada pelo Governo Lula é um dos fatores responsáveis por esse crescimento, além do desenvolvimento da indústria nacional. "O Brasil está colhendo os frutos dos investimentos feitos com a política adotada pelo nosso governo", disse. Segundo ele, com o aumento do PIB, cresce a confiança dos investidores internos e externos no país.