quarta-feira, junho 14, 2006

Lula tem menor rejeição e mais fidelidade entre eleitores e é o mais conhecido

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desfruta do menor índice de rejeição entre todos os possíveis candidatos à Presidência da República, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje. Ao mesmo tempo, ele também possui o maior índice de fidelidade entre os eleitores. É a primeira vez nesse ano que o instituto faz esse levantamento.

Questionados sobrem quem não votariam, um total de 28% dos eleitores ouvidos pela pesquisa apontaram o presidente Lula. Uma parcela de 34% indicou o candidato tucano à Presidência, o ex-governador Geraldo Alckmin, enquanto 36% lembraram da senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL. O senador Cristovam Buarque (DF), o presidenciável do PDT, teve 29% das menções.

À pergunta "em quem você votaria com certeza" --que gerou o chamado índice de fidelidade- o presidente Lula foi alvo de 46% das respostas, seguido por 17% para Alckmin, 6% para Heloísa Helena e 1% de Cristovam Buarque.

O presidente Lula também apresenta o menor índice de desconhecimento entre todos os pesquisados. À pergunta "para cada um desses nomes, diga se você conhece o suficiente para opinar", somente 1% responderam negativamente no caso do presidente Lula. No caso de Alckmin, uma parcela de 18% dos eleitores ouvidos mostraram desconhecimento. Para a Heloísa Helena foi 30% e no caso de para Cristovam Buarque, 58%.

A pesquisa foi feita a partir de 2.002 entrevistas, feitas entre os dias 5 e 7 de junho, em 143 municípios espalhados por todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.