sexta-feira, junho 30, 2006

SOBRE: ELIANE CANTANHÊDE, "Os melhores", Folha de S.Paulo

29/6/2006, p. 2 na edição impressa, e em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2906200604.htm (1/2)__________________________________________________
1 – Que “melhores”, D. Eliane?! Que Pratini de Morais?! A senhora parece que pirô!
Pratini de Morais, só tem um, e, esse, é o seguinte: foi assessor-chefe da assessoria especial do Presidente da República no governo Médici (1967-1970) – no auge da ditadura; é golpista, há 40 anos; sempre foi TOTALMENTE da Arena, completo UDRista brucutu, dos que mugem.
Em seguida – porque esses golpistas ainda não estão completamente derrotados, no Brasil, até hoje –, foi Ministro do Trabalho e da Administração do Governo Collor; e, depois, claro, foi Ministro da Agricultura e do Abastecimento de FHC – que FHC é, em 2006, como sempre foi, uma espécie de General Dutra-cum laudae-uspeanas & ONGs.
Veja, por exemplo, o que fez o general Dutra (1946-1950): “redução da intervenção do Estado na economia (a pedido da UDN); aperfeiçoamento da assistência estatal nos setores de saúde, alimentação, transporte e energia (o plano SALTE, a pedido do PSD e do PTB); a adoção de uma política econômica liberalizante, de forma a facilitar o acúmulo de capital às custas de baixos salários, e a expansão das empresas estrangeiras. Esta última medida trouxe reflexos funestos para a economia nacional, de vez que esgotaram-se as reservas cambiais adquiridas ao longo da II Guerra Mundial.
[O melhor, vem agora: (risos)]
“Foi no governo Dutra que se inaugurou a primeira estação de TV do país. O problema, curiosamente, é que não havia telespectadores, uma vez que ninguém possuía ainda televisores. Foram, então, distribuídos aparelhos em vários pontos da cidade para que a população tivesse acesso às imagens” [na Internet, e valha o que valer, é a primeira página que aparece, se se escrever “Dutra TV”, no Google. Tá em
http://elogica.br.inter.net/crdubeux/hdutra.html O negócio, na Internet, é saber o que se procura (risos muitos)].
Como todo o (hoje) PSDB-PFL, também esse tal de Pratini de Morais foi golpista em 64 e 68 e, daí em diante, foi Arena, Arena-PPB, PFL-PSDB, PP, quer dizer: trata-se de um tucano-uspeano-pefelista-malufista HISTÓRICO. Sempre foi, sempre GOLBERYISTA (embora burro) e, igualzinho (nisso), aos FHC-Serra-Alckmin-GW de hoje (tem uns muito burros e outros menos).
Todos esses tucanos-pefelistas-UDR ainda são restos da ditadura (até a TV Globo, como se vê acima, parida, nos seus fundamentos políticos, por... Dutra [risos muitos]). Eleger Alkcmin é eleger esses caras.
Sabe quando, D. Eliane, esses seus candidatos serão eleitos outra vez, à presidência da República, no Brasil? É núncaras. Anote aí.
Esse Pratini sempre foi UDRrista. A senhora escrever aí, hoje, que ele é do PP... pra tentar ‘vendê-lo’ como um Paulo Maluf... ‘adotado’ pelo presidente Lula... sinceramente... é demais de má fé; ou é marketagem de araque, na doida, ‘ensinada’ aí, pelo maridão (me perdoe, mesmo, a sinceridade. Mas, hoje, foi demais, D. Eliane!). Ou é a senhora que não sabe de nada.
[assina] Caia Fittipaldi (dos Lingüistas Brasileiros para a Democracia / Universidade Nômade / Campanha “Nenhum Brasileiro sem Resposta-na-ponta-da-língua, pra Responder à Folha de S.Paulo" / Tricoteiras Unidas / Mães do Planalto / Gaviões da Fiel / Vai-Vai, Democracia) [para vários destinatários, campanhistas e outros]____________________________________________________________
PARA NÃO ESQUECER 1: "Nós vamos ter um enfrentamento grave. Vocês se preparem."(Presidente Lula da Silva, do Brasil, maio de 2006).
PARA NÃO ESQUECER 2: "Nosso programa para o segundo mandato é (1) mercado interno de massa, apoiado em um amplo programa de distribuição de renda; (2) revolução educacional; (3) política de exportações agressiva; e (4) integração sul-americana que adicione respostas continentais aos impasses econômicos gerados pela volatilidade mundial" (Ministro José Dirceu, "O que está em jogo em 2006", 22/6/2006, Jornal do Brasil)


_________________________________________________________________


SOBRE: ELIANE CANTANHÊDE, "Os melhores", Folha de S.Paulo, 29/6/2006, p. 2 na edição impressa, e em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2906200604.htm (2/2)__________________________________________________

2 – Que “melhores”, D. Eliane?! E essas aspas?!
Quanto às suas aspas salafrárias, de hoje, até o Manual de Redação da FSP proíbe e diagnostica, certinho:
“Evite usar aspas para enfatizar palavras, sobretudo para imprimir tom irônico. (
http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_texto_a1.htm) Veja ironia.
ironia - Em grego, eironeía. Significa pergunta de quem sabe a resposta. Em texto jornalístico, dizer algo diferente do que de fato se pensa pode provocar confusão. Não abuse, portanto. Admite-se o recurso, sem restrições, em textos assinados ou colunas de bastidores. Mesmo assim, requer cautela: nem sempre a ironia que parece óbvia ao autor é compreendida como tal pelo leitor e, em excesso, tende a irritá-lo.
AGORA, ATENÇÃO: deu no MANUAL DA FOLHA DE S.PAULO, D. Eliane!
“A ironia deselegante, canhestra ou forçada ridiculariza o autor: O ministro está "vibrando" com a possibilidade de ser demitido. Nem mesmo o uso de aspas pode consertar o defeito de estilo.” (Está no Manual da Folha de S.Paulo, em (
http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_texto_i.htm. Eu sublinhei).
Pois hoje... D. Eliane, no seu afã de marketar os candidatos da tucanaria uspeana pefelista, duela a kién duela... a senhora atropelou ATÉ o Manual [risos].
O lado bom da coisa
Mas foi até que bom, porque, navegando na Internet, agorinha mesmo, à procura de coisas sobre aspas de marketação ruim e DES-jornalismo salafrário, nós encontramos uma preciosidade.
De fato, é uma PROVA, das boas, de que (1) Xangô reina; e de que (2) por mais que minta e minta, até um Diogo Mainardi, num minuto de sua vida, pode ter seu minuto de melhor jornalista do que, com certeza, D. Eliane, Clóvis Rossi, o General Meira Mattos, Sandra Cavalcanti, o Gaudêncio Torquato, D. Hebe, D. Dora Kramer, D. Danuza (argh!) Leão e essas e esses.
Mexplico:
No dia 10/8/2004, uma 3ª feira, pela PORTARIA Nº 405, DE 8 DE JULHO DE 2004 (na íntegra, em
http://www.exercito.gov.br/NE/2004/08/NE%20Especial15/person15.htm), D. Eliane recebeu... uma “Medalha do Pacificador”, do Exército Brasileiro.
OK. Há um certo exagero de marketagem, nisso de dar medalha a ‘jornalista’ alugado, que engana, portanto, até o Exército Brasileiro [risos muitos muitos]. Isso é dar bandeira (perdoem o trocadilho besta). Mas concordo, sim, com que essa notícia não teria importância alguma... não fossem dois detalhes:
(1) No mesmo dia, também foi condecorado um “Senhor EDEMAR CID FERREIRA”. Esse, parece, já está na cadeia, com condecoração, pacificação e tudo, né? [risos] Tá, sim, sem dúvida, não ‘acusado’ por alguma D.Eliane, mas INDICIADO pela Polícia Federal, no dia 16/6/2006 (em
http://conjur.estadao.com.br/static/text/35572,1)
Quando, então, afinal, começaremos a denunciar, indiciar, processar, julgar e condenar e pôr na cadeia TODOS os DES-jornalistas alugados aos tucanos pefelistas, no Brasil pré-eleitoral – e denunciadores malucos, degoladores mercenários do MEU VOTO DEMOCRÁTICO?!
Mas o documento acima referido é importante, também, por OUTRO MOTIVO.
(2) Nesse documento, assinado pelo “COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da.atribuição que lhe confere o art. 1º, inciso V, do Decreto nº 4.207, de 23 de abril de 2002”, D. Eliane (a das aspas e mau estilo e marketagens & michê pró tucanos pefelistas de hoje, junho/2006), aparece, afinal, com seu nome completo: Senhora ELIANE CRISTINA CANTANHÊDE RAMPAZZO.
A senhora não sabiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiia, D. Eliane?!
As aspas e o mau estilo de hoje, portanto, estão PERFEITAMENTE EXPLICADAS: exatamente como o salafrário do Diogo Mainardi noticiou e todos os envolvidos fingiram que nem ouviam... Bom... só falta, mesmo, é a senhora, D. Eliane, querer ME convencer de que a senhora “não sabia” que é casada com o marketeiro de Alckmin [risos].
O presidente Lula não sabia, mesmo, do que ele não sabia mesmo. Mas a senhora não se cansa de dizer que ele ‘tinha’ de saber (mas é claro que o presidente não ‘tinha’ de saber de porcaria nenhuma de Delúbios).
Mas a senhora?! A senhora sabe de tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo, D. Eliane! É claro que a senhora tem de saber que a senhora é casada com o marketeiro dos tucanos! E, mesmo que a senhora não saiba... há provas, certidões, contratos, medalhas, TUDO! Tá na Internet!
TÁ PROVADO: D. Eliane Cantanhede (da p. 2 da Folha de S.Paulo) é, sim, casada, com o diretor da GW Comunicação Ltda., Gilney Rampazzo (da marketagem alugada, com jornalistas alugados... à CAMPANHA ELEITORAL ANTECIPADA, ILEGAL, INCONTABILIZÁVEL E INFISCALIZÁVEL... da tucanaria usepeano pefelista).
É CLARO QUE ESSA COLUNAGEM DE D. ELIANE É PUUUUUUUUUUUUUURA CAIXA-2!
Os Bornhausens pagam ao marido da ‘jornalista’ (por dentro). O marido da ‘jornalista’ paga o supermercado da ‘jornalista’ (por dentro). A Folha de S.Paulo paga à ‘jornalista’ (por dentro). A ‘jornalista’ lava cueca do marketeiro dos FHC-Bornhausen-Alkcmin-Serra (por dentro)...
O que interessa, nesse caixa-2, é que a cueca dos Alckmin-Serra-Bornhausen-FHC apareça sempre beeeeeeeeem limpinha (por fora), na Folha de S.Paulo. Pra isso, precisamente, os ‘colunistas’ da p. 2 da Folha de S.Paulo foram alugados. Quem não sabe?!
Comparados a esses Al Capones, o buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurro do Delúbio é aprendiz de trombadinha, o coitado. De diferente, é que o burro do Delúbio já não pode fazer nenhuma burrice. E a página 2 da Folha de S.Paulo está aí, todos os dias, fazendo ativa PROPAGANDA POLÍTICA ELEITORAL ANTECIPADA ILEGAL, INCONTABILIZÁVEL E INFISCALIZÁVEL. Quem não sabe?! Todo mundo sabe!
E o Manual de Redação que se lixe! E a Constituição Federal que se lixe! E a Lei Eleitoral que se lixe! E o MEU VOTO DEMOCRÁTICO que se lixe! E o jornalismo que se lixe! E a grana dos assinantes do jornal que se lixe! E os eleitores brasileiros leitores e assinantes da Folha de S.Paulo que se lixem!
Não sei há quanto tempo D. Eliane é casada com os Bornhausens-FHC-Lavaredas-Alkcmins. Mas sei que (1) é casada com eles; e (2) esses caras são marketeiros alugados à tucanaria uspeano pefelista... desde 2001 (no mínimo!), COMPROVADAMENTE, com certeza absoluta.
A família Cantanhede Rampazzo, portanto, é paga pelos tucanos, com certeza, há mais de 5 anos... e até a Folha de S.Paulo sabe disso [risos muitos. Não consigo não rir, pq esse negócio é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito engraçado! Mas que é um nojo, é!}
‘Jornalistas’ otários, D. Eliane. Nunca, é claro, “eleitor otário”, como a senhora escreveu (FSP, 25/04/2006)
Vai-se ver – e considerando o descaso com que D.Eliane trata ATÉ o Manual ATÉ da FSP e até umas miseráveis aspas – é perfeitamente possível que D. Eliane continue a reinar, feito Rainha Lôca, nesse seu feudo safado, na página 2... PRECISAMENTE por ela ser casada com todo esse pessoal aí!
Nesse território das relações entre políticos tucanos pefelistas salafrários e jornalistas tucanos pefelistas salafrários e marketeiros tucanos pefelistas salafrários, como se sabe, uma mão suja a outra (e faz tempo!).
Que a Folha de S.Paulo sabe dos acertos conjugais ‘jornalísticos’-marketeiros, aí, entre os tucanos uspeanos pefelistas e seus colunistas de colunagem&michê... não há dúvida. E sabe de tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo, sim, há muito tempo. Por exemplo, deu na Folha de S.Paulo:
17/3/2001 (em
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u17198.shtml): “Duas equipes da GW Comunicação Ltda. (que atuou nas campanhas eleitorais de FHC em 94 e 98) acompanharam a viagem presidencial. Cada equipe, uma em Aracaju e outra em Recife, contava com repórter, cinegrafista e operador, que registravam, em formato de reportagem, os discursos e as solenidades. O diretor da GW Comunicação Ltda., Gilney Rampazzo, disse ontem que a empresa não firmou nenhum contrato com o governo. Segundo Rampazzo, a filmagem que estava sendo feita ontem em Recife será usada em programa político do PSDB. "Não estamos fazendo nada para o governo ou para o Projeto Alvorada", afirmou Rampazzo.” (Rampazzo mentiu, é claro. Ou então, considerou a contabilidade dos por fora... como se fosse por dentro. Ou o contrário, sabe-se lá, e dá na mesma.)
Cinco anos depois, igualzinho, deu também, em O Globo, dia 12/04/2006: “O jornalista Gilney Rampazzo será o coordenador de imprensa do candidato tucano, que também já escolheu Felipe Cigollo para cuidar da agenda. Está nos planos do PSDB alugar nos próximos dias um apartamento em Brasília, que será a principal base da campanha, para Alckmin.”
Que “melhores”, D. Eliane?! Que Pratini?! A senhora parece que pirô.
Quando reelegermos Lula e elegermos maiorias democráticas, nos livraremos, no mesmo dia, dos Pratinis, da UDR, de FHC, de Alckmin, de Serra, dos Bornhausen e de tooooooooooooooooooodos esses jornais e jornalistas e jornalismos de aluguel.
Chegaremos lá. Melhor do que tudo isso, mesmo, sempre, no Brasil, só eu-euzinha e o MEU VOTO DEMOCRÁTICO.
“Lula é muitos!” “É Lula de novo, com a força do povo”
_______________________________________________
PARA NÃO ESQUECER: "Nosso programa para o segundo mandato é (1) mercado interno de massa, apoiado em um amplo programa de distribuição de renda; (2) revolução educacional; (3) política de exportações agressiva; e (4) integração sul-americana que adicione respostas continentais aos impasses econômicos gerados pela volatilidade mundial" (Ministro José Dirceu, "O que está em jogo em 2006", 22/6/2006, Jornal do Brasil)