segunda-feira, junho 19, 2006

349 mortes durante ataques não tinham ligação com PCC

Laudos emitidos pelos 23 escritórios do Instituto Médico-Legal (IML) de São Paulo apontam que, entre 12 e 20 de maio, pelo menos 349 pessoas foram mortas por disparos de arma de fogo no Estado sem ter, segundo a listagem oficial do governo, nenhuma relação com os atentados do Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo levantamento do jornal Folha de S. Paulo, essas pessoas não são policiais nem entraram em confronto com a Polícia.
Segundo os laudos, as mortes de agentes de segurança por membros da facção começou no dia 12 de maio e teve o seu pico no dia seguinte, com 43% dos óbitos. A reação policial ocorreu nos dias seguintes. O maior número de civis mortos em supostos confrontos com a polícia ocorreu entre os dias 15 e 16. Foram nesses mesmos dias que ocorreram os maiores números de mortos por armas de fogo cujas vítimas não tinham ligação com o PCC.
A separação entre mortos em confrontos com a polícia ou em ocorrências de homicídio revela uma grande explosão de violência em municípios do litoral paulista. Algumas cidades chegaram a registrar em apenas uma semana o dobro dos homicídios registrados em todo o primeiro trimestre de 2006.
Os laudos do IML também indicam que, dos mortos com armas de fogo no período, 47 pessoas receberam dez ou mais tiros. Outras 19 levaram tiros a curta distância. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Com informações do Portal Terra

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=3948