quarta-feira, junho 07, 2006

Onisciência obrigatória

Escrito por Eduardo Guimarães

A mídia e a oposição agarram-se a qualquer possível tábua de salvação que passe por elas. Cada fato que acham que podem capitalizar politicamente em prol de Alckmin, jornais, revistas semanais, TVs e rádios tentam agarrar, achando que aquela pode ser a salvação da candidatura tucana à presidência da República.

Desvairados do tal de MLST promovem um quebra-quebra no Congresso e a mídia e a oposição já acham que ali está a chance de "virada". Pelos próximos dias, você lerá nos jornais e nas revistas, assistirá nas TVs e ouvirá nas rádios acusações a Lula de que ele "sabia" que malucos de pedra fariam o que fizeram.

A onisciência que tentam atribuir ao presidente da República lhe facultaria saber de cada sussurro, de cada tentação, de cada demônio que possa habitar a alma de qualquer um dos que integram seu amplo leque de apoio social. "Lula sabia", e se não "sabia", deveria "saber". Chegamos ao ponto em que um dos requisitos de um presidente da República passa a ser o da paranormalidade.

Eu lhes garanto que não vai colar. No passado, barraram várias vezes vitórias eleitorais de Lula dizendo que, se ele chegasse ao poder, as casas das pessoas seriam invadidas por sem-terra etc. Hoje, no entanto, após três anos e meio de Lula no poder as pessoas conseguem entender muito bem que o que houve no Congresso foi maluquice de um grupo restrito.

Escrevo isto para me distrair. Virou entretenimento prever os facilmente previsíveis novos golpes da coalizão tucano-pefelê-midiática. Daqui a uns dois dias voltarei a falar sobre estas previsões, então convertidas em fato.