terça-feira, junho 06, 2006

Ibope: Lula sobe 7 pontos e ultrapassa Alckmin também em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que lidera com folga as pesquisas nacionais de intenção de voto – virou o jogo também no Estado de São Paulo e ultrapassou o ex-governador Geraldo Alckmin em seu reduto eleitoral.

Levantamento do Ibope divulgado nesta terça-feira (6) mostra que, se as eleições fossem hoje, Lula teria a preferência de 40% dos paulistas, contra 38% de Alckmin. No plano nacional, de acordo com pesquisa do mesmo instituto publicada na semana passada, o presidente bate o ex-governador por 48% a 19%.

Em São Paulo, Lula já vinha subindo desde o levantamento anterior, mas permanecia atrás de Alckmin. Tinha 33% das intenções de voto, contra 42% de seu principal adversário. A nova pesquisa, realizada entre os dias 2 e 4 de junho, mostra que o petista cresceu sete pontos, enquanto o tucano caiu quatro

Como a margem de erro é de três pontos percentuais, os dois estão agora tecnicamente empatados no Estado.

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) teve 4% de intenção de voto, seguida pelo candidato do Prona, Enéas Carneiro, com 3%, e pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), com 1%. Em um eventual segundo turno, a situação entre Lula e Alckmin também é de empate técnico, com ligeira vantagem para o tucano (46% a 43%).

O quadro eleitoral também melhorou para o presidente na taxa de rejeição, que caiu de 33% para 30%. A rejeição a Alckmin, por outro lado, aumentou. Subiu de 11% em abril para 17% em junho (mesmo índice de Simon). O "campeão" dessa taxa ainda é o candidato do Prona, com 44% dos votos. Na pesquisa, encomendada pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região), foram ouvidas 1.204 pessoas em 62 municípios.

Com informações da Folha Online.