quinta-feira, junho 01, 2006

Copom reduz a taxa básica de juros para 15,25% ao ano

O Comitê de Polícia Monetária (Copom) decidiu ontem por unanimidade reduzir em meio ponto percentual a taxa básica de juros, que passou de 15,75% para 15,25%. Com isso, de acordo com o Banco Central, os juros passam a ser os menores desde fevereiro de 2001. Para o líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS) esse resultado demonstra que a economia brasileira melhora progressivamente. "Hoje, a economia brasileira não tem a mesma fragilidade que tinha no tempo do governo tucano pefelista, e a prova disso é a redução da taxa básica Selic", disse.

Henrique Fontana defendeu uma redução ainda mais rápida e mais intensa da taxa de juros, mas salientou que se comparado ao governo do ex-presidente FHC, o governo Lula conseguiu uma redução significativa. "Quando encerrou-se o longo governo de 8 anos dos tucanos e pefelistas, a taxa Selic era de 25%, e eles nos entregaram um país a beira do precipício. Hoje a taxa está em 15%, o que representa uma queda representativa", destacou Fontana.

O atual processo de redução dos juros começou em setembro, quando as taxas estavam em 19,75%. A decisão foi tomada sem viés até a próxima reunião do Comitê, marcada para os dias 18 e 19 de julho.