terça-feira, maio 09, 2006

Reza forte, para hoje: Mercadante governador e Lula presidente!

REZA FORTE, PARA HOJE: “A ideologia da competência ou da sociedade do conhecimento tem uma força despolitizadora imensa, pois a política passa a ser considerada uma questão de conhecimento técnico - a política se torna uma técnica - que exclui todos os que não o possuem. Os cidadãos são reduzidos à condição de votantes, apenas.

Essa ideologia é, por excelência, antidemocrática, pois, desde seu nascimento na Grécia, a democracia sempre se fundou na idéia de competência política dos cidadãos para discutir, deliberar e decidir politicamente. Somente depois de tomada uma decisão pelos cidadãos, os dirigentes recorriam aos técnicos, cuja competência específica era empregada para concretizar a decisão tomada pelos cidadãos. Hoje, a ideologia da competência e da sociedade do conhecimento produz uma inversão: os técnicos decidem e os cidadãos acatam. É isso a despolitização da sociedade.” (Marilena Chaui, 5/5/2006, entrevista, Valor Online)

Imaginem, então, o que aconteceu no Brasil, quando, em nação pós-colonial, apanhada em seguida na parte globalizada do tsunami ‘global’... uma ‘sociologia da dependência’ (PRÓ-dependência, é claro, e Golberyista e golpista e paulista-uspeana) casou-se, numa mesma coligação partidária, com as mais encarquilhadas oligarquias (1) dos coronéis nodestinos; (2) da mídia-empresa do sudeste; e (3) da GGG (grande grana global).

TUCANOS-PEFELISTAS NUNCA MAIS!


MERCADANTE governador e LULA presidente, para RECONSTRUIR os laços políticos e sociais democráticos TRANSVERSAIS, da sociedade brasileira.
________________________________


PARA NÃO ESQUECER: "Nós vamos ter um enfrentamento grave. Vocês se preparem." (Presidente Lula da Silva, do Brasil, maio de 2006).