terça-feira, maio 23, 2006

A bola está conosco, não com Kennedy de Alencar-FSP-UOL News! Temos de eleger maioria, no Congresso!

O jornalismo tucano-pefelista paulista está destruído
(Sobre “Lula faz acenos para Serra e Aécio”, Kennedy de Alencar, Folha Online, 21/05/2006, em
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/brasiliaonline/ult2307u93.shtml [com chamada na página de abertura do UOL News, em http://www.uol.com.br/, às 10h30])

Tudo tem dois lados, até a mídia de jornalão-de-um-lado só e paulista e tucana e pefelista. O segundo lado do jornalismo tucano... é que ele é tucano e paulista e pefelista, quer dizer: já não é, sequer, jornalismo.
Os eleitores brasileiros ainda temos de viver sem jornais e jornalistas e jornalismo democráticos. Sem informação democrática, temos, nós mesmos, de construí-la e divulgá-la, em boa medida para nós mesmos mas, também, para a própria sociedade brasileira.
Nesse vácuo de jornalismo e democracia que surgiu no Brasil depois da eleição do presidente Lula, surgiram, continuam a surgir e florescem hoje os blogs e blogueiros e internautas, quer dizer, os cidadãos brasileiros sem jornal e jornalismo (CBSJJ).
O ‘noticiário’ arapuca e a colunagem-arapuca
Esse jornalismo de colunagem, no Brasil pós-tucanaria, não é antidemocrático por haver tantos colunistas que trabalham declaradamente a favor da oposição tucana-uspeana-paulista ao governo Lula e AO MEU VOTO DEMOCRÁTICO.
Se há jornais e jornalistas tucano-pefelistas, é normal que haja colunagem de propaganda a favor dos tucanos-pefelistas candidatos.
Se há ruralistas e há a UDR, é normal que haja O Estado de São Paulo, pelo qual esses votos falem.
Se há serristas e FHC tucano-uspeanos em São Paulo, é normal que haja Folha de S.Paulo, pela qual esses candidatos façam propaganda.
Se a arrogante ‘sociologia’ uspeana está, hoje, reduzida a reproduzir e defender os discursos fascistas da Opus Dei-Daslu, é normal que haja ‘sociólogos’ como o Prof. Bolívar Lamounier, obrigado, hoje, a defender fascismos, Opus Dei e dasluzetes. O Brasil andou, mas esse pessoal NUNCA ANDA e, aliás, está empacado HÁ DÉCADAS!
Se há ainda Lamouniers, é normal que ainda haja ‘brazilianistas’ da ditadura, como Skidmore, requentados em 2006 – passados quase 50 anos do golpe de 1964. Toda a sociologia de FHC estava casada com os Skidmores, há 50 anos.
É normal que, numa sociologia que fechou os olhos ao Brasil e parou no tempo e partidarizou-se... ainda haja Lamouniers e General Meira Matos [risos muitos], usados como agentes de propaganda eleitoral antecipada e ilegal.
Afinal, é normal que todos esses passadistas e reacionários ainda encontrem espaço na mídia passadista e ainda estejam aí, super falantes, na Folha de S.Paulo. O problema não é que esses falem, por jornal. O problema é que só esses falem, nos jornalões e revistonas, no Brasil.
Hoje, é Kennedy de Alencar... (e haja paciência!)
Hoje, outra vez, a mesma propaganda eleitoral antecipada e ilegal de colunagem de Kennedy de Alencar está também banderosamente propagandeada, até a própria propaganda, na página de abertura do UOL News.
Propaganda da propaganda eleitoral antecipada e ilegal?! Uma espécie de ‘ilegalidade elevada ao quadrado’?!
O jornalismo brasileiro está destruído
Não é verdade que a base congressual de Lula esteja “destruída”. Aí, até a seleção de palavras é arapuca e é antijornalismo.
A verdade é que a base congressual de Lula ainda é minoritária.
Nosso voto democrático ainda não foi suficiente, nessa primeira eleição da retomada da democracia brasileira, para eleger maiorias democráticas no Congresso. Só isso.
PORQUE somos minoritários no Congresso, ficamos à mercê dos trogloditas antidemocráticos e fascistas que, dia desses, zurravam, no plenário, que “vou dar uma surra no presidente”.
PORQUE somos minoritários no Congresso, ficamos à mercê dos brucutus antidemocráticos e fascistas que, dia desses, zurravam, para a opinião pública, por rádio, que “o presidente da República é bandidão”.
PORQUE somos minoritários no Congresso, ainda temos de suportar ZILHÕES de coronéis, sejam da jagunçagem nua e crua, sejam da jagunçagem ‘sociológico-uspeana’, sejam os hoje chamados coronéis ‘eletrônicos’, que zurram o que bem entendam, nos jornalões, revistonas e Rede Globo, e que não encontram RESPOSTA PRONTA, na mídia, porque a mídia-empresa, no Brasil, afinal, ainda é eles mesmos – os que zurram.
Kennedy de Alencar mente, portanto, hoje, quando escreve que o presidente Lula tem de conversar com a tucanaria, como se isso fosse uma (1) algum ‘pecado’. (2) algum ‘erro’; (3) algum ‘fracasso’; ou (4) e aí está a arapuca máxima, como se isso fosse alguma ‘verdade’ indiscutível.
A única verdade indiscutível na democracia é que as minorias parlamentares têm de PARLAMENTAR. Isso é democrático, belo e bom.
Ótimo, para todos os efeitos, portanto, que o presidente Lula ainda tenha paciência e alma democrática, pra parlamentar com esses brucutus.
Nenhuma base parlamentar minoritária está ‘destruída’, senão na cabeça fascistas dos Kennedys de Alencar et caterva.
Falta-nos, contudo, ainda, jornalistas e jornalismo que ENSINEM à sociedade brasileira que os LULISTAS, para governar com alguma tranqüilidade democrática, TEMOS DE ELEGER UMA MAIORIA DEMOCRÁTICA naquele Congresso, no qual o nosso VOTO DEMOCRÁTICO ainda não conseguiu chegar, como maioria.
A bola está conosco, não com Kennedy de Alencar-FSP-UOL News
Cabe aos eleitores brasileiros não elegerem Aécios ou Jereissatis ou Alckmins ou Serras ou FHCs ou José Jorge (?!) e seus jornalões e jornalistas. Então, aí sim... os brucutus estarão, afinal, na posição de minoria que tenham de PARLAMENTAR conosco. Teremos civilizado, até, a mídia-empresa, no Brasil!
Não se trata, portanto, de nenhum Aécio ou Serra serem importantes.
Esses caras perderam a presidência da República – o que é praticamente perder TUDO, no presidencialismo brasileiro. Esses caras, sem jornalões, estariam mais esquecidos do que o general Meira Mattos [risos].
Importante, hoje, no Brasil, é o NOSSO VOTO DEMOCRÁTICO construir maiorias democráticas, pelas urnas, e impô-las, assim, democraticamente, aos Aécios ou Jereissatis ou Alckmins ou Serras ou Bornhausens ou FHCs e Lavaredas... E também, é claro, aos Kennedys de Alencares. Além, é claro, de reelegermos Lula no Brasil e Mercadante em São Paulo.
É disso que se trata: de nós elegermos governos estaduais populares e maiorias progressistas, no Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativas. É disso que se trata.
________________________________

PARA NÃO ESQUECER: "Nós vamos ter um enfrentamento grave. Vocês se preparem." (Presidente Lula da Silva, do Brasil, maio de 2006).