domingo, maio 14, 2006

ABAIXO-ASSINADO

Por Um Jornalismo
que leve à REFLEXÃO

Repassamos e -- se você concordar -- reenvie-o para o e-mail da
Maria do Rosário Caetano (
marosario@uol.com.br)
ou para o meu (
cesarcavalcanti@terra.com.br),
com seu nome, profissão e n° da identidade.

ABAIXO-ASSINADO - POR UM JORNALISMO QUE
LEVE À REFLEXÃO E NÃO AO RESSENTIMENTO

A propósito da demissão de Franklin Martins
Enunciado de abaixo-assinado que encaminharemos à REDE GLOBO. Se você concordar, assine e coloque, além de seu nome completo, sua profissão e carteira de identidade. OK?


EM DEFESA DE UM JORNALISMO QUE
LEVE À REFLEXÃO E NÃO AO
ÓDIO E O RESSENTIMENTO

À Central Globo de Jornalismo

Nós, abaixo-assinados, encaminhamos -- à Central Globo de Jornalismo -- nossos protesto e preocupação com a demissão do jornalista e comentarista político FRANKLIN MARTINS, um dos mais qualificados e respeitados profissionais do país. Acusado levianamente por um articulista, cuja missão "do momento" parece ser unicamente agredir profissionais e intelectuais com relevantes serviços prestados ao aperfeiçoamento democrático do país, Martins não teve direito de resposta. Esperamos que a Justiça obrigue o veículo a atender a este preceito básico do jornalismo: ouvir o contraditório.
A Rede Globo -- que contava com Franklin Martins nas importantes funções de diretor da sucursal de Brasília, comentarista do "Jornal da Globo" (ele exerceu, por um período, a mesma função no Jornal Nacional), titular de programa semanal na Globo News (em companhia da também jornalista Cristiana Lobo) -- ao invés de defender o profissional, o demitiu.
Franklin Martins é um jornalista empenhado em levar seus espectadores/ouvintes (ele ainda exerce seu ofício na Rádio CBN) à reflexão. Por isto, externamos neste abaixo-assinado nossa inconformidade com seu afastamento do telejornalismo da emissora.
Para finalizar, desejamos ao repórter e comentarista político que continue exercitando -- nos espaços que lhe forem abertos, doravante, e que esperamos, sejam muitos -- o jornalismo que leva o leitor/telespectador/ouvinte à reflexão, ao raciocínio crítico. E rejeitando a prática de um jornalismo que estimula os baixos sentimentos, o ódio e o ressentimento.

_____________________________________________________________