quarta-feira, julho 05, 2006

IMPRENSA TUCANA: aparelhos privados de hegemonia



É fundamental sempre denunciar a vinculação de classe da grande imprensa. Hoje sobretudo, é fundamental identificá-la todo dia, em todas as oportunidades como a imprensa tucana. A imprensa do partido que abriga o núcleo duro da burguesia brasileira... Precisamos combater e denunciar todo dia, em todos os lugares, o anonimato editorial da IMPRENSA TUCANA. Somente através do anonimato editorial é que ela consegue funcionar como aparelho privado de hegemonia... am
_________________________________________________

Segundo Gramsci, aparelhos privados de hegemonia são instituições da sociedade civil (distintamente da sociedade política, o Estado, e autônomas em relação a ele) voltadas à sedimentação de um dado consenso, a hegemonia, no sentido de vitória de uma visão de mundo sobre outras, a ser conseguida através da ocupação de espaços ideológicos (GRAMSCI, 2000).

Segundo Gramsci, em determinados momentos históricos, certas instituições atuam em nome das classes sociais, sobretudo das classes dominantes, fazendo o papel de partido político no sentido de conferir organicidade aos seus membros e de dirigir suas ações. Este parece ser, neste momento, o papel dos periódicos aqui analisados (GRAMSCI, 2000).

A expressão opinião pública é invocada pelos jornais, em inúmeras situações, simplesmente para identificar sua própria opinião, que, embora privada, pretende passar-se por "pública". Além do mais, segundo Pierre Laborie, deve-se repelir o uso indiscriminado (e popularizado) desta expressão, na medida em que representa uma verdadeira "armadilha". "Opinião pública" implica movimento, dinamismo, transformação, e não cristalização de uma dada opinião. Em razão das influências dos grupos que formam a opinião "dominante", o seu caráter "público" quer dizer, em verdade, expressão desta dominância, e não discussão descompromissada de temas com vistas a extrair a "melhor posição"(LABORIE, 1991).

Leia em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-62762003000200004&script=sci_arttext

O conservadorismo patronal da grande imprensa brasileira
Francisco Fonseca