quinta-feira, julho 20, 2006

companheiro Dirceu...

Dia do Amigo, homenagem a um deles

Os argumentos do meu amigo...Entre os vários amigos que cultuo, tenho um, especial, que me argumenta sobre a vida. Ora, dirão vocês, mas todos os amigos sempre falam da vida, isso não é novidade.

Entretanto, tenho a acrescentar que ele é diferente, porque tudo o que diz tem o sabor de um futuro sonhado, com molho de chocolate quente. Como é isso? É tudo o que alguém precisa sentir saído de um coração resignado de esperança, cultivado por uma alma repleta de confiança num mundo tão odiento, onde ele pontua a necessidade de lutar para transformar. A cada vez que lhe ouço os argumentos, mais o admiro, porque sei o quanto ele amadureceu cada informação que acumulou pelos anos que foi somando aos seus reflexos físicos e mentais.Presto atenção nas paradas para respirar, suas vírgulas, seus pontos de interrogação, às vezes tão discretos, pois é muito mais comum , por parte dele, as frases no imperativo. Lute, Vote, Acredite, Mude, Não desista...Por causa dele, desse amigo convincente, pego-me constantemente, no exercício de reordenar a vida. Até me recrimino, considerando-me adolescente a questionar-lhe as razões de pregar ainda os ideais da nossa juventude.Não me deixo levar pela nostalgia, sem contudo, ter que admitir, que sua energia me contagia. Ele tem o dom de me tornar militante outravez, pelo menos, da saudável sensação de que há jeito para a humanidade, ainda.Sua expressão de dignidade me comove, sua fala concatenada me penetra o espírito inquieto, seus gestos comedidos me reconduzem ao caminho dos que trabalham em prol de um mundo mais justo.A cada razão das suas palavras, se contrapõe um suspiro do meu coração. Deixou que ele esboce suas teses imbuídas do bem querer de um ser humano profundamente treinado para enfrentar as adversidades sem desistir dos campos de batalha. Confesso que sou mais frágil que ele, centenas de vezes. Sou sempre mais desconfiada, menos tenaz, um tanto ou quanto descrente de novas fórmulas para velhos problemas.Em contrapartida, não há como negar, sua influência em mim é um fato consumado. Gosto de ouvi-lo nas manhãs do meu tempo, enquanto respiro seu intencional ar de superioridade, coisa que perdoo, compreendo, absorvo e atenuo.Sou sua parceira de expectativas, e mais do que isso, sou sua ressonante companheira de reflexões. Se há um ponto em que seus argumentos me convencem, afora as ideologias, as questões partidárias ou religiosas, sem tecer considerações sobre comportamentos pessoais, respeitando-se a linha tênue dos amores e das paixões, o ponto fraco pode até ser meu, mas o forte que ele me emana , é seu jeito de me dizer que tudo isso é a vida. Ele repete: - A vida é pra ser vivida, e com paixão!Quando o ouço resumir a vida em expressões fugidias, consigo ler nas entrelinhas do seu pensamento que muito maior que suas teses argumentadas, é a sua força de vida, aquela que emana de um sentimento importante que nos une, além da razão.

Ao me perceber metida em conflitos íntimos próprios das pessoas reflexivas ao extremo, nos momentos em que absorvo as mazelas humanas e as ponho para fora, descarregando nos seus ouvidos, ele só me diz: - Vamos em frente, sou teu amigo!

Então, embrenho-me nas suas explicações lógicas para captar suas emoções ilógicas.

Aparecida Torneros

dedicado ao Zé, no dia do amigo