quinta-feira, julho 13, 2006

Depois de 12 anos governando SP...

Nota: Berzoini diz que Bornhausen age de forma irresponsável e oportunista

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, divulgou nota repudiando declaração do senador Jorge Bornhausen (PFL), segundo a qual haveria um elo entre o PT e o PCC (Primeiro Comando da Capital), organização criminosa de São Paulo. Para Berzoini, o senador age de forma irresponsável e oportunista. Leia a íntegra:

A propósito da declaração proferida pelo senador Jorge Bornhausen (PFL) e publicada hoje (13) na imprensa, sugerindo um suposto elo entre PT e o PCC (Primeiro Comando da Capital), lamento que um senador da República aja de forma tão irresponsável e golpista, usando do oportunismo em um assunto de tamanha gravidade como a crise e a violência que se alastra no Estado de São Paulo. De forma leviana, o senador tenta relacionar a imagem de um partido democrático e comprometido com a luta do povo brasileiro com a de uma organização criminosa que preocupa toda a população do Estado.

O PT rechaça essa declaração e se solidariza com o povo paulista, que sofre hoje com a falta de gestão do Sistema Carcerário e da Segurança Pública de São Paulo.

Ricardo Berzoini
Presidente nacional do PT

13/07/2006 - 14:26


Dr. Rosinha: Do cérebro fascista de Bornhausen, tudo é possível

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) rebateu nesta quinta-feira (13) as insinuações do presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), que lançou a suspeita de envolvimento do PT nas ações comandadas pelo PCC em São Paulo.

"O PT pode estar manuseando, manipulando essas ações", disse Bornhausen. "O PT vive no submundo e nada mais me espanta nesse partido".

Ao que Dr. Rosinha responde: "Vindo do cérebro fascista de Bornhausen, tudo é possível. O presidente do PFL precisa se olhar no espelho para ver quem são os culpados pelo atual cenário de violência em São Paulo."

O deputado federal petista lembra que o PSDB e o PFL dirigem o governo paulista há mais de 12 anos. "A crise atual revela uma mistura de incompetência e omissão das gestões de Covas e Alckmin, que antecederam o atual governador, que é do PFL", afirma Dr. Rosinha, referindo-se a Cláudio Lembo. "O PSDB permitiu que o crime organizado montasse um Estado paralelo. E, hoje, até negocia com esse Estado."

Em entrevista esta semana, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia de São Paulo, deputado estadual Ítalo Cardoso (PT), listou entre os motivos dos recentes ataques do PCC a superlotação das cadeias, o desrespeito sistemático aos direitos humanos, a corrupção de agentes do Estado e a não aplicação de penas alternativas. "Muitos dos que estão nas cadeias hoje passaram pela Febem", aponta Ítalo.

Dr. Rosinha afirma concordar com essa avaliação. E lembra que o governo Lula e o PT jamais tentaram explorar o caos em São Paulo. "Nosso partido deve acionar o presidente do PFL na Justiça por suas declarações fascistas", defende.

Troco

Dr. Rosinha afirmou que Jorge Bornhausen —um dos coordenadores da candidatura do tucano Geraldo Alckmin à presidência— irá "levar o troco" nas próximas eleições de outubro.

"De tão medroso, Bornhausen nem registrou sua candidatura à reeleição ao Senado em Santa Catarina", observa Dr. Rosinha. "Sua vaga será ocupada pela candidata petista Luci Choinacki."

Bornhausen já protagonizou outra polêmica, ao dizer, referindo-se ao PT, que queria se ver livre "dessa raça". "Todos conhecem a história de Bornhausen, profundamente ligada à direita, ao preconceito, à arrogância", rebateu Dr. Rosinha, na ocasião.