terça-feira, novembro 08, 2005



Países vizinhos temem que violência da França se espalhe

Milhares de carros foram incendiados na França

Incidentes similares aos distúrbios ocorridos na França nos últimos 11 dias foram registrados na madrugada desta segunda-feira em Bruxelas e Berlim, provocando o medo de que a violência se espalhe pelo resto da Europa.
Segundo a polícia belga, cinco carros foram incendiados em frente à principal estação de trem da cidade, a Gare de Midi, no centro da capital, onde grande parte da população é de imigrantes.
Mas as autoridades belgas disseram que não se trata da mesma situação, segundo a agência de notícias France Presse.
Em Berlim, cinco carros também foram incendiados em um bairro operário durante a noite.
Segundo a agência de notícias Associated Press, a polícia disse que está investigando para saber se o incidente foi uma tentativa de copiar os distúrbios da França.
Tumultos
De acordo com a France Presse, também houve distúrbios pela segunda noite consecutiva na cidade de Bremen, norte da Alemanha, onde contêineres de metal foram incendiados 24 horas depois de carros e um edifício fora de uso terem sido queimados.
O político conservador alemão Wolfgang Schaeuble, cotado para ser ministro do Interior no governo da chanceler Angela Merkel, disse em entrevista ao jornal alemão Bild não acreditar que o país venha a sofrer o mesmo tipo de violência da França.
"Nós não temos os enormes conjuntos habitacionais que você vê na periferia de cidades francesas", disse ele ao jornal.
Mas Schauble admitiu que é preciso melhorar a integração dos estrangeiros na Alemanha.
BBC BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.