quinta-feira, novembro 24, 2005



TORTURADORES UNIDOS DA AMÉRICA
CIA aplica sistemas “inovadores" durante interrogatórios

Manifestante diante da Casa Branca protesta contra tortura
A mídia americana repercutiu ontem (22/11) as declarações do diretor da agência de espionagem americana CIA, Porter Goss, nas quais afirma que seus funcionários usam sistemas "únicos e inovadores" para obter informações nos interrogatórios dos prisioneiros.
Goss declarou ao jornal USA Today que, para obter informação "utilizamos uma variedade de sistemas únicos e inovadores, todos eles legais e nenhum dos quais pode ser chamado de tortura".
Contudo, no sábado passado (19/11) a emissora de TV americana ABC denunciou a aplicação de seis técnicas de torturas desde março de 2002 pela CIA. Uma delas consiste em colocar o rosto do prisioneiro sob intensa corrente de água, durante alguns minutos, para ameaçá-lo de afogamento.
Vários oficiais e ex-membros da CIA confirmaram o uso dessas práticas em seu trabalho, convencidos de que os americanos devem saber a verdade sobre o trabalho da agência de espionagem.
Tortura na Europa
A ABC abordou também a aplicação dessas torturas contra supostos membros da organização al-Qaida, encarcerados em bases militares na Ásia e Europa Oriental.
Atualmente o governo americano trata de minimizar a importância da existência de centro de detenção na Europa e em outras nações, nos quais são "interrogados" supostos terroristas islâmicos.
As declarações de Goss têm lugar no momento que Washington administra um intenso debate entre o governo e o senado, de maioria republicana, sobre a possibilidade de "limitar os interrogatórios".
Sem comentários
O chefe da espionagem não quis comentar a proposta do senador republicano John McCain, para proibir todo tratamento cruel, inumano ou degradante contra os detidos pela CIA ou por oficiais militares.
Apesar das denúncias da ABC, Goss se negou a falar dos métodos usados nos interrogatórios. Também evitou falar sobre a existência de centros de detenção em bases militares nos países da Europa Central, denúncia realizada por organizações não-governamentais e pela mídia.
A esse respeito, fontes próximas à Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE, na sigla em inglês), reafirmaram ontem que o promotor suiço Dick Marty tem em mãos indícios de que existiram lugares secretos de detenção de prisioneiros na Europa.
CIA aérea
O funcionário europeu investiga a suposta existência de prisões da CIA em alguns países da Europa Oriental, em violação ao Estado de Direito e às leis que regulam a União Européia.
Investiga também a presença de aviões da CIA em aeroportos da Europa, transportando presos para outros países, sem que tenham sido dadas até o momento quaisquer explicações para tais vôos pelo continente.
Em sua edição de 2 de novembro, o jornal The Washington Post informou que a agência de espionagem americana interrogava suspeitos de laços com a al-Qaida em prisões situadas na Europa Oriental, principalmente Polônia e Romênia.

Com informações da Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.