terça-feira, novembro 08, 2005

Dois filmes fundamentais para esse momento



A Batalha de Argel descreve eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo histórico de libertação das colônias européias na África. A ação concentra-se entre 1954 e 1957 [a guerra só terminaria em 1962], mostrando como agiam os dois lados do conflito: enquanto o exército francês recorria à política de eliminação e à tortura, a Frente de Libertação Nacional [FLN] desenvolvia técnicas não convencionais de combate baseadas na guerrilha e no terrorismo. Neste filme de imensa atualidade, o mestre italiano Gillo Pontecorvo mudou a história do cinema político ao construir uma narrativa de tirar o fôlego, em que mistura técnicas de documentário e de ficção.
Gênero
Cinema Europeu
Atores
Brahim Haggiag, Yacef Saadi, Jean Martin, Tommaso Neri, Fawzia el Kader, Michele Kerbash, Mohamed Ben Kassen, Samia Kerbash,
Direção
Gillo Pontecorvo,
Idioma
Francês, Árabe,
Legendas
Português,
Ano de produção
1966
País de produção:
Argélia, Itália,
Duração
121 min.
Distribuição
Videofilmes
Região
4
Áudio
Dolby Digital 2.0 (Francês e Árabe)
Vídeo
Tela Cheia
Cor
Preto e Branco



Eleito um dos melhores filmes brasileiros contemporâneos pela Revista de Cinema e vencedor da competição nacional de documentários do festival É Tudo Verdade, Notícias de uma guerra particular é um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro. Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito entre traficantes e policiais - incluindo moradores que vivem no meio do fogo cruzado e especialistas em segurança pública. A realidade da violência é apresentada sem meio-tons e da forma mais abrangente possível, tornando patente o absurdo de uma guerra sem fim e sem vencedores possíveis.
Produto em Pré-Venda. Faça o pedido deste produto separadamente dos demais.
Gênero
Documentário
Atores

Direção
João Moreira Salles, Kátia Lund,
Idioma
Português,
Legendas
Inglês, Espanhol, Francês,
Ano de produção
1999
País de produção:
Brasil,
Duração
56 min.
Distribuição
Videofilmes
Região
Multizonal
Áudio
Dolby Digital 2.0 (Português)
Vídeo
Tela Cheia
Cor
Colorido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.