quarta-feira, abril 26, 2006

PT lança campanha nacional de filiação


O Partido dos Trabalhadores inicia, no próximo dia 30, às 10h, uma campanha nacional de filiação. O ato de lançamento da campanha ocorrerá durante o 13º Encontro Nacional do PT, que acontece entre os dias 28 e 30, em São Paulo.

A intenção do partido é aumentar e qualificar sua militância para a campanha eleitoral deste ano, mostrando a força do partido na superação da crise política. O PT pretende, ao buscar novos filiados, conscientizar a população sobre o papel que o partido cumpre na sociedade, demonstrando a capacidade que seus filiados têm de atuar para transformar a sociedade.

O secretário nacional de Organização do PT, Romênio Pereira, explicou que o partido quer uma maior aproximação com aquela parcela da sociedade — juventude, trabalhadores e lideranças sindicais, do movimento social, do setor universitário, entre outros setores — que tem o PT como opção eleitoral, mas não se filiou ainda. “Sentimos que há um apelo para isso e queremos aproveitar o período eleitoral”, afirmou o dirigente petista.

Ele ressaltou que não há meta especificada nem prazo definido para o término da campanha. “Sabemos que vamos aumentar significativamente o número de filiados, mas queremos principalmente fazer um grande debate de projeto para o país”, enfatizou.

Segundo Romênio, os diretórios deverão se preparar para oferecer os cursos de formação a novos quadros políticos. Mas ele salienta que a campanha também estará aberta ao eleitor comum, já simpatizante do PT, que não tem atuação política mais orgânica.

Aumento de filiados

Ao contrário do que supunha a mídia, a crise política fortaleceu o partido e fez aumentar o número de filiados. Embora tenha perdido alguns quadros importantes, o PT ganhou seis filiados para cada um que pediu desfiliação.

Levantamento do Núcleo Nacional de Carteiras, ligado à Secretaria de Organização do partido, mostra que o PT iniciou 2006 com 24.165 filiados a mais do que tinha no começo do ano passado (leia mais aqui).

Para Romênio Pereira, esse movimento indica que existe uma boa parcela da população que percebe que o partido cumpre seu papel na história da democracia e da construção de uma sociedade mais justa no país. “São essas pessoas que pretendemos sensibilizar”, afirmou.


Ato de lançamento

O ato de lançamento da campanha contará com a participação simbólica de 13 pessoas recém-filiadas ao PT, de várias idades e diversos setores da sociedade, expressando a diversidade da militância do PT. Os novos petistas receberão de dirigentes suas carteiras de filiação.

A partir de maio, começam, nos 27 Estados, as mobilizações e distribuição de cartazes e panfletos da campanha.