sexta-feira, março 31, 2006

"Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data." (Luís Fernando Veríssimo)

Deputados cobram investigações de gestão tucana em São Paulo

Deputados do PT de São Paulo defenderam ontem a investigação de inúmeras denúncias de irrregularidades que atingem a administração estadual do governador tucano, Geraldo Alckmin. O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) classifica como muito importante a instalação das CPIs que têm sido sucessivamente engavetadas na Assembléia Legislativa do estado. "Assim a sociedade fica sabendo o que os tucanos fizeram durante os 12 anos em que governaram o estado", disse.
Há quase 70 pedidos de CPIs na fila para investigarem privatizações, denúncias de obras cujas licitações são duvidosas e outras acusações envolvendo o governo estadual, aguardando deliberação. Segundo o petista, Geraldo Alckmin foi o responsável pelas privatizações de todas as estradas do estado e pela criação dos postos de pedágio.
Nossa Caixa - O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) desafiou Alckmin a acertar as contas. "Geraldo Alckmin só poderá dar o que chama de 'banho de ética' se nos mostrar onde foi investido cada centavo dos recursos de publicidade de todos os órgãos públicos do estado de São Paulo", disse Pereira. A afirmação do parlamentar surgiu após denúncias, investigadas pelo Ministério Público paulista, de que o banco estatal Nossa Caixa favorecia parlamentares na distribuição de verba publicitária, em troca de apoio no Legislativo.
Hamilton Pereira critica o fato de Alckmin classificar o seu governo como transparente. "Se um governo que manobra para engavetar 69 pedidos de CPIs na Assembléia Legislativa é transparente, não sei mais o que é transparência", ironizou Pereira. "Só nós é que sabemos a quantidade de barreiras impostas por este governo que teremos que driblar para conseguir instalar esta CPI", concluiu Pereira.
Concorda com ele o deputado Devanir Ribeiro: "ele é transparente porque a mídia paulista sempre o vedou. Ele está, como se diz, blindado pela imprensa local, ele é transparente até onde permitem", completou.