segunda-feira, março 13, 2006

Bancada da cana-de-açúcar

Negociações tímidas no Congresso Nacional não detêm elevação no preço do combustível

Enquanto o preço do combustível cresce nas bombas de postos de todo o País, o governo tenta manobras para impedir que usineiros aumentem os preços do produto.No Congresso Nacional, as movimentações para auxiliar o Executivo a deter o preço do álcool anidro continuam bloqueadas, graças à forte representação que o setor sucroalcooleiro mantém no parlamento.

Embora não exista formalmente uma "bancada da cana-de-açúcar", o setor é bem representado na Câmara pelos integrantes da Bancada Ruralista, terceiro maior grupo de interesse existente no Parlamento, que conta com cerca de 80 deputados, superando as bancadas de quase todos os partidos. Somente PT e PMDB reúnem mais parlamentares que os usineiros.

Desse total, pelo menos 30 deles mantêm interesses vinculados ao setor da produção do álcool e da cana-de-açúcar, a maioria filiada ao PFL e PSDB, principais partidos de oposição ao governo Lula.

Um dos mais intensos defensores do setor é o deputado Nelson Maquezelli (PTB-SP): "Não se pode admitir que o País seja prejudicado com a interrupção de financiamentos ao plantio da cana-de-açúcar", defende o deputado.

Outro exponente na defesa do setor é o deputado federal e vice-líder do PP, Roberto Balestra (GO), dono de uma usina de beneficiamento de cana-de-açúcar em Goiás. Licenciado do mandato parlamentar desde janeiro do ano passado para ocupar a secretaria de Agricultura de seu estado, Balestra retomou o mandato no mês passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.