quarta-feira, março 22, 2006

Fontana critica tentativa de desestabilização do governo Lula

O líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS) defendeu, nesta terça-feira, a permanência do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, no cargo. Para Fontana, a oposição, ao pedir a queda do ministro, por conta de declarações do caseiro Francenildo Costa, tenta desestabilizar o governo Lula. “Não nos enganemos, esta crise está marcada claramente pela posição que o presidente Lula ocupa nas pesquisas eleitorais”, disse.
Fontana lembrou que, nas últimas pesquisas eleitorais, o presidente Lula aparece com 20 pontos percentuais acima do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Por isso, disse, “ há uma espécie de destempero da oposição que procura criar aquilo que eu estou chamando de uma jogada espetacular a cinco minutos do fim da prorrogação da final da Copa do Mundo”.
Fontana alertou que a oposição tenta a mesma estratégia utilizada na véspera da eleição que elegeu o presidente Lula. “À época, o PSDB e o PFL tentaram disseminar o sentimento de medo e terror na população, dizendo que uma eventual vitória do presidente Lula significaria o caos econômico. Aquilo deu impacto negativo na economia, que custou bilhões de reais para o País”, disse.
“Porque querem derrubar o ministro Palocci? A resposta é clara, porque a economia brasileira aponta indícios de crescimento perto de 5% neste ano, e foi o ministro Palocci quem pegou uma economia quebrada e a está reestruturando, com resultados positivos”. O líder frisou que a oposição pode investigar o que quiser, de modo republicano, mas não pode demitir ministros. “A nomeação do ministro da Fazenda cabe ao presidente da República”, afirmou.
Henrique Fontana participou, na manhã desta terça-feira, de reunião do grupo de coordenação política do governo, no Palácio do Planalto, inclusive com a participação do próprio ministro Palocci. Um dos temas tratados no encontro foi a crise deflagrada pelo depoimento de Francenildo Costa, de que Palocci teria frequentado uma casa, em Brasília, alugada por empresários de Ribeirão Preto.
Henrique Fontana defende uma investigação aprofundada dos fatos, sem ingerência política. “Toda e qualquer denúncia deve ser investigada de forma republicana e temos, sempre, a presunção da inocência até que se prove o contrário. Defendemos que seja feita uma investigação com serenidade e sem exploração político pré-eleitoral como estão fazendo alguns setores da oposição”, afirmou.
SigiloO líder petista condenou a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. “Somos totalmente contra qualquer quebra de direito constitucional, e, portanto, do sigilo bancário do caseiro. Isto tem que ser investigado profundamente e o governo já determinou esta apuração. A quebra do sigilo é ilegal, e isto não pode ocorrer. O nosso governo e a nossa bancada não concordam em nenhuma hipótese com este tipo de conduta”, disse.
Ele observou, contudo, que vários sigilos de pessoas ligadas ao PT ou ao governo têm sido divulgados pela imprensa. É o caso, citou Fontana, do doleiro Toninho da Barcelona, que, em depoimento reservado à CPI dos Bingos, fez acusações infundadas ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. “Mas a mentira na mesma hora foi vazada pela oposição com o intuito de manchar a reputação do ministro da Justiça”. Essa prática da oposição tem-se repetido usualmente, disse Fontana.
O líder conclamou a oposição a deixar o presidente Lula governar . “ O presidente Lula tem este direito constitucional. Deixem que o País ande dentro dos preceitos constitucionais e vamos fazer investigação no terreno que tem que ser feito. Vamos terminar com a inquisição ao governo Lula, porque poucos foram tão investigados como o nosso governo e o nosso partido”, finalizou.

Agência Informes (www.informes.org.br)