sábado, março 18, 2006

PT convoca base a reagir contra denuncismo


O Diretório Nacional do PT, reunido em São Paulo neste sábado (18), aprovou uma resolução em que convoca seus militantes a reagir contra o processo denuncista articulado pela oposição na tentativa de enfraquecer as possibilidades de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (ver abaixo).

O documento, aprovado por ampla maioria — apenas dois votos contrários entre cerca de 80 membros presentes — condena a CPI dos Bingos, classificada como instrumento da oposição na “tentativa desesperada” de criar fatos políticos e negativos contra o governo e o PT, em um momento que pesquisas demonstram a capacidade de recuperação do partido.

“Apostando na idéia de que Lula e o PT chegariam muito enfraquecidos a 2006, o PSDB e o PFL foram surpreendidos com a capacidade de recuperação da nossa ofensiva. Por isso, retomaram a fúria denuncista, tentando levar novamente as atenções para esse campo, pois avaliam que perdem no campo programático e na comparação de governos”, diz o texto.

A resolução elenca uma série de avanços do governo Lula e destaca a contrapartida do PSDB e o PFL, que atuam, por exemplo, para inviabilizar a votação do Orçamento da União com objetivo de prejudicar importantes políticas do governo.

Durante a reunião, também foram apresentados os resumos de dois textos elaborados pelas comissões de conjuntura, tática e política de alianças; e diretrizes para a elaboração do programa de governo.

Os documentos foram discutidos, mas não houve votação. Eles retornarão às comissões para que sejam feitas alterações e, a partir do dia 3 de abril, serão enviados aos diretórios estaduais, que farão seus debates. A votação dos textos finais ocorrerá no 13º Encontro Nacional do PT, nos dias 28, 29 e 30 de abril.