sexta-feira, março 31, 2006

CARTA ABERTA ao PT e PCdoB

O final de 2005 e o momento atual: proposta de trabalho [CARTA ABERTA ao PT e PCdoB]

"Enfim, [é] preciso combater vigorosamente a dispersão e as flutuações do movimento prático, denunciando e refutando toda tentativa de rebaixar, consciente ou inconscientemente, nosso programa e nossa tática" [Lênin, W. I., 1901. "Que fazer? As questões palpitantes do nosso movimento"]

São Paulo, 31/3/2006

Presidente Ricardo Berzoini (PT) e Presidente Renato Rebelo (PCdoB),

Faço minhas as palavras de Caceroni e Adauto Melo (Grupo Beatrice) nas mensagens abaixo, e tomo a liberdade de passá-las adiante, para conhecimento do Partido dos Trabalhadores, do Partido Comunista do Brasil, através da Presidência do PT e da presidência do PCdoB.

Parece bem claro que a chamada "Blogosfera Lulista", que há anos trabalha incansavelmente pela reeleição do presidente Lula já está sentindo a necessidade de trabalhar mais organizadamente.

Por essas mensagens, reunidas nessa CARTA ABERTA, a Blogosfera Lulista está CONVOCANDO os partidos da base aliada para que cumpram a função política de incorporar os milhares de ativistas da Blogosfera pró-reeleição do presidente Lula e ajudem a dar organicidade a esses movimentos, com vistas à campanha eleitoral.

Se é verdade que todas as forças legitimamente revolucionárias nascem de dentro da sociedade, também é verdade que, entregues à entropia das disputas entre grupos, essas forças diluem-se e esvaziam-se. É quando tudo passa a depender de os partidos políticos serem capazes de aglutinar essas forças, dar-lhes sentido e consistência e fazer com que as forças sociais operem organizada e orientadamente.

Mais uma vez, a Internet mostra sua gigantesca potencialidade para gerar novos caminhos, como meio e instrumento para despertar e pôr em ação as forças sociais.

Se se considera que hoje, no ponto em que estamos das transformações do capitalismo, a chamada 'grande mídia' -- da televisão e dos 'jornalões' -- já está plenamente convertida em braço 'midiático' espetacularizado de difusão dos discursos de classe que operam concertadamente contra a classe trabalhadora, a Internet surge, ao que parece, como (i) o único espaço para a discussão democrática, e que está sendo construído, de fato, pelas próprias forças sociais; e como (ii) o único instrumento pelo qual poderemos enfrentar as forças conservadoras da 'grande mídia' do capital, na luta de idéias.

A história conhece, há séculos, os movimentos pelos quais os partidos políticos convocam as massas.

Com a Internet, pelo que se está vendo -- e aí está mais uma novidade revolucionária gerada pela Internet --, as massas, afinal, começam a poder CONVOCAR os partidos políticos.

Nesse momento, trata-se de os partidos políticos organizarem discussões e conferências que visem especificamente a discutir o veículo "Internet", como instrumento de campanha eleitoral.

Um pressuposto teórico

Nessa convocação, parte-se do pressuposto teórico segundo o qual não basta os partidos políticos e outros grupos políticos manterem páginas na Internet, como já fazem.

Essas páginas institucionais e os 'portais' funcionam e operam exatamente como os jornalões tradicionais impressos e exigem que os internautas as procurem.

Trata-se, portanto, de INVENTAR soluções que ainda não estão construídas, mediante as quais seja possível extrair, para a democratização das discussões sociais, no Brasil, o máximo proveito da diversidade e da riqueza das discussões que a sociedade já está construindo espontaneamente.

Trata-se, de fato, de INVENTAR soluções de organização que considerem, diretamente e especificamente, as novas condições objetivas que a internet criou e oferece, para a propaganda política de democratização dos discursos sociais, no Brasil-2006.

"Proletários de todo o mundo, uni-vos!"
"Lula é muitos!"

[assina] Caia Fittipaldi (PCdoB-SP / Lingüistas para a Democracia / Universidade Nômade/ Campanha "Nenhum Brasileiro sem Resposta-na-ponta-da-língua para Responder à Folha de S.Paulo" / Grupo Beatrice).

PS: Essa msg pode ser redistribuída para todos os diretórios locais (distritais, municipais, estaduais) do PCdoB e do PT e para outros grupos políticos.

Essa msg vai, aqui, assinada pessoalmente por mim, pq é indispensável assinar, dado que aqui se manifesta a MINHA OPINIÃO PESSOAL.

Essa msg NÃO É PROTEGIDA por nenhum tipo de direito autoral e pode ser adaptada, reescrita e modificada. Peço que, nos casos em que a msg seja modificada, a minha assinatura seja substituída pela assinatura de quem modifique a msg. 8-)
_____________________________________________________________

----- Original Message -----
From: Grupo Beatrice
Sent: Friday, March 31, 2006 8:24 AM
Subject: O final de 2005 e o momento atual - proposta de trabalho

Os grupos, blogs e listas da Blogosfera está trabalhando, há meses, para a reeleição do presidente Lula, em todo o país. O ativismo pela internet é apenas um momento de vários outros possíveis e vividos pela grande maioria dessas pessoas. É também necessário que se pense urgentemente em como chamar a atenção das direções partidárias (PT e PCdoB) principalmente, para esse ativismo que luta todo dia sem parar e que ainda não está sendo usado como instrumento também partidário por nenhum dos partidos da base aliada de apoio ao Presidente Lula.

Precisamos construir canais rotineiros e seguros de comunicação com o PT e PCdoB. Esses partidos precisam construir e desenvolver meios mais efetivos de comunicação com essa base difusa mas ativíssima, que poderia lutar muito melhor, se esses canais já estivessem ativados e funcionando.

Adauto Melo
Grupo Beatrice
http://grupobeatrice.blogspot.com
___________________________________________

Abaixo, outra msg sobre o mesmo tema.

----- Original Message -----
To: izquierdaunida@grupos.com.br
Sent: Thursday, March 30, 2006 9:26 PM
Subject: [izquierdaunida] O final de 2005 e o momento atual - proposta de trabalho

Pessoal do izquierda,
recebi este e-mail do nosso companheiro carceroni [texto abaixo].
As ponderações dele são pertinentes.


Companheiros,

No último trimestre de 2005 havia a determinação da oposição PSDB/PFL de empurrar Lula para fora do governo. Desistiram da empreitada por força dos 300.000 militantes votantes na eleição do PT, pela grande inserção de Lula entre as famílias mais pobres e pela presença crescente de grupos organizados na internet. Temeram uma Venezuelização do Brasil e a elite empresarial vetou a aventura, temendo prejuizos pela paralisação do país, por um conflito de longo prazo. Agora afiaram as garras de novo, retomando a empreitada suspensa. Com demissão de Palocci retomaram a ofensiva e provocaram impacto negativo sobre esta militância. Porém, longe do marasmo e desorganização de 2005. Sentimos o tranco, mas vejo disposição de lutar.

A verdade é que nos, os militantes progressistas ainda somos como um touro, não sabemos a força que temos e não falo só de petistas. Estes milhares de personagens anônimos formam uma força importante no Brasil. Precisamos ampliar esta rede de contatos para influir mais nos partidos e nos rumos do pais.

A internet é um importante canal de articulação e informação. Os estudantes franceses estão dando um show. A polícia francesa foi obrigada a proteger os manifestantes, empurrada pelas acusações de incitar a violência contra os estudantes, que ficaram patentes, através de vídeos amadores divulgados na internet.

Aqui, iniciou-se um bom caminho de contatos, mas ainda patinamos em círculos isolados, devido a pouca articulação entre os vários grupos. Entendo como maduro o processo para ampliar a articulação desses grupos de internautas nas duas principais metrópoles.

Proponho duas reuniões de articuladores dos grupos progressistas e interessados na reeleição de Lula, no Rio e São Paulo. Podem ser dois ou três representantes por grupo. Para temas do debate proponho os seguintes itens, como sugestão em aberto:

1 - Avaliação do momento eleitoral e a correlação de forças
2 - Caracterização de cada grupo e seu papel na reeleição
3 - Articulação formal entre os grupos e iniciativas políticas conjuntas
4 - Contraponto á mídia conservadora e a formação e organização da voz dos progressistas.

Estes dois encontros devem ser debatidos previamente no interior dos grupos, promovendo uma participação mais coletiva e gestando novas iniciativas, idéias e esperanças.

É desejavel à participação de outras organizações, com páginas na internet, representativas de partidos e outros grupos políticos organizados.
Carceroni