quinta-feira, agosto 24, 2006

Sobre o chilique do Frias jr. na Folha tucana de SP

Argumentos lacerdistas dominam opinião na Folha

Grave o artigo de Otavio Frias Filho hoje na Folha.

Não deixem de ler (aqui, para assinantes).

Como ele é o diretor de redação do jornal, o texto assume proporções ainda mais sérias. Além de não condenar o chamamento de FHC ao golpe, ("não existe um Carlos Lacerda propondo melar as regras do jogo"), praticamente o apóia.

Com um argumento tipicamente lacerdista, de que a eleição não é democrática porque Lula deverá vencer no primeiro turno, afirma que "a afoiteza do eleitor prejudica a qualidade da eleição". Mais adiante, levanta a suspeição de que Lula pode se tornar um ditador por via constitucional.

Essa é a nossa elite, não tem nenhum compromisso com a democracia.

Mais uma coisa: é mentira que Lula se orgulha de não ter estudado. Mentira pura e simples. Primeiro, Lula estudou muito, durante dez anos no Instituto da Cidadania. É só conferir. E ainda fez curso prático de Brasil com as Caravanas da Cidadania. Segundo, sempre lamentou não ter podido estudar na juventude. Não poder é diferente de não querer. Lula fez mais pela educação -- e fará muito mais nos próximos quatro anos, se reeleito for --, do que o sociólogo FHC e a Folha.Por fim, o PT não sairá destroçado das eleições, e tampouco a denúncia da Procuradoria Geral da República foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal. É preciso cuidado, pois a presunção da inocência é um princípio consagrado no direito universal.

enviada por Zé Dirceu

Demolidor de presidentes

Ainda sobre FHC-Lacerda, sugiro a leitura do livro "O Demolidor de Presidentes – A Trajetória Política de Carlos Lacerda: 1930-1968", de Marina Gusmão de Mendonça. Estou lendo há algumas semanas. É muito instrutivo para compreender a gravidade da declaração do ex-presidente.

enviada por Zé Dirceu

http://blogdodirceu.blig.ig.com.br/

---