sábado, agosto 12, 2006

45 mil pessoas na Cinelândia


Comicío de Lula no Rio de Janeiro leva 45 mil pessoas à Cinelândia

Cerca de 45 mil pessoas compareceram esta noite (11) à Cinelândia para dar o seu apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, naquele que foi um dos maiores comícios dos últimos anos.
Lula teve uma recepção que não deixou qualquer margem de dúvida sobre a sua popularidade e a aprovação ao governo que realiza. Horas antes, Lula já havia atraído uma multidão em Niterói.
Dirigindo-se à multidão que foi à Cinelândia, Lula garantiu que o Brasil está ingressando num novo ciclo de desenvolvimento econômico e destacou o apoio do seu governo a grandes projetos de infra-estrutura que beneficiarão o Rio.
“Estamos implantando o Pólo Petroquímico e o Pólo Siderúrgico do Rio. Já reativamos a indústria naval e agora vamos revitalizar a marinha mercante”, disse Lula.
Segundo o presidente, o Brasil gasta cerca de US$ 8 bilhões por ano com o fretamento de navios para exportar a sua produção. Recursos que serão poupados na medida em que a marinha mercante brasileira receber incentivos para ampliar a sua frota própria. “Nós agora vamos construir os nossos navios nos nossos estaleiros”, garantiu.
Lula também lembrou que as ações do governo federal contribuíram decisivamente para que, em apenas três anos e meio, fossem gerados mais de 400 mil empregos no Rio de Janeiro. Mas ele acredita que esse número poderá crescer ainda mais nos próximos quatro anos, graças aos fortes indicadores da economia brasileira e aos projetos que está implantando no Estado.
Outra parte do discurso do presidente foi dedicada aos programas e às ações sociais do governo. Lembrando que a redução da desigualdade social está caindo no Brasil, Lula disse que “enquanto eles (a oposição) só pensam nos pobres em época de eleição, eu penso em melhorar a vida dos pobres durante os 365 dias do ano”.
Lula também abordou os avanços conquistados na área da educação, que ele considera prioritária num segundo mandato, como a criação de dez universidades federais e a implantação de 42 escolas técnicas em todo o país.
Em outro ponto muito aplaudido do discurso, o presidente destacou a recente aprovação da Lei Maria da Penha, que amplia a proteção às mulheres vítimas da violência doméstica e a punição aos seus agressores.
NiteróiAntes, em Niterói, Lula também apontou os avanços nas áreas social e econômica, em discurso para mais de seis mil pessoas na praça Araribóia.
Num dos mais momentos mais aplaudidos, o petista disse que o seu governo “tem a obrigação de ser sempre justo com os mais pobres”, não só por sua origem pessoal, mas também porque ele assumiu o compromisso de fazer com que os brasileiros se alimentassem três vezes por dia. “E esse compromisso está sendo cumprido”.
Lula destacou o alcance social dos principais programas e ações do seu governo, como o Bolsa Família, o Brasil Alfabetizado, o ProUni e a criação de dez universidades federais, entre outros. Em seguida, falou sobre o impacto de cada um deles no Estado do Rio de Janeiro.
“Investimos 962 milhões aqui para combater a fome, distribuir renda e promover a inclusão social”, disse o presidente.
O resultado, segundo ele, traduziu-se em mais de 400 mil famílias cariocas beneficiadas pelo Bolsa Família, na alfabetização de 189 mil pessoas, no ingresso de 13.239 jovens em universidades particulares, através do ProUni, e na criação da Universidade Federal de Volta Redonda e de mais três escolas técnicas.
“Isso sem falar que beneficiamos 91 mil famílias graças a um financiamento de 2 bilhões na área da habitação. E que, agora, 599 escolas estão recebendo laboratórios de informática, o que vai beneficiar 1,8 milhão de estudantes”.
Lula também citou o programa de inclusão bancária, que já beneficiou mais de 6 milhões de brasileiros, antes ignorados pelos bancos por não possuírem renda suficiente para abrir uma conta. “Hoje, um brasileiro pobre pode entrar em qualquer banco que vai ser atendido com o respeito e a dignidade que merece”.
No campo econômico, o presidente lembrou que os salários vêm crescendo ano a ano e, com eles, a oferta de empregos. Lula falou da importância da reativação da indústria naval para o aquecimento do mercado de trabalho no Rio de Janeiro e adiantou que o governo também vai revitalizar a Marinha Mercante.
“Além disso, vamos construir aqui um Pólo Petroquímico. Uma obra que será decisiva para que o Rio de Janeiro volte a ser um estado mais produtivo”.
Segundo Lula, os próximos quatro anos serão de desenvolvimento ainda mais acelerado. “Hoje vivemos a melhor combinação de fatores econômicos da nossa história, com inflação baixa, risco-país caindo e exportações crescendo”.
O tema do combate à corrupção voltou a ser abordado pelo presidente.
“Nesse governo estamos tirando a poeira que estava escondida embaixo do tapete. Nunca se apurou tanto. Nunca se puniu tanto. E estamos vendo que 80% das quadrilhas presas já existiam em governos passados”.
Ele assegurou que está pronto para debater com a oposição o tema da ética ou qualquer outro. “Eles não podem querer se comparar com o nosso governo na questão ética nem em nenhuma outra área”.
O vice-presidente José Alencar, que falou antes de Lula, também entusiasmou a multidão. “O povo deseja votar no Brasil e votar no Lula é votar no Brasil”, disse. Alencar destacou a solidez da economia brasileira. “Hoje, ela é tão sólida que não precisamos mais do FMI”.
Já o candidato do PT ao governo do Rio, Wladimir Palmeira, disse que não se sentia incomodado pelo fato de Lula ter programado dois comícios para o Rio de Janeiro – o outro seria no palanque de um de seus adversários, Marcelo Crivella (PRB).
“O nosso compromisso, o nosso maior objetivo, é contribuir para a reeleição de Lula”, afirmou Palmeira, provocando aplausos. Para o candidato, Lula é o grande líder da esquerda brasileira. “Ser de esquerda é defender os oprimidos. E é isso o que o governo Lula faz desde o primeiro dia”.
A deputada Jandira Feghali, candidata ao Senado pelo PCdoB, ressaltou os investimentos federais no Estado. “Se não fosse isso, o Rio de Janeiro estaria quebrado”. O prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, também elogiou Lula pelo apoio ao Rio de Janeiro.
A ex-ministra Benedita da Silva, coordenadora da campanha do PT no Rio, o presidente do PSB, Roberto Amaral, além de várias outras lideranças estaduais e nacionais da coligação “A Força do Povo” marcaram presença no comício de Niterói.

Com informações do site www.lulapresidente.org.br