segunda-feira, novembro 07, 2005








SERRA E FOLHA,
DE RABO PRESO COM O DOUTOR...

Petistas rechaçam crítica de Serra ao Bolsa Família

Deputados da bancada do PT na Câmara reagiram com indignação às críticas do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), ao Programa Bolsa Família, do Governo Lula. Serra classificou o programa de “assistencialista e eleitoreiro”.
O programa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reconhecimento internacional. Recentemente o presidente foi homenageado pela ONU, em Roma, pela política de combate à fome no Brasil.

As críticas de Serra foram feitas durante a convenção estadual do PSDB, em São Paulo, no último final de semana. Segundo Serra, “os programas de renda mínima se tornaram um instrumento de benesse política. O Bolsa Família está sendo preparado como instrumento assistencialista de política eleitoral".

Para o líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), “talvez falte análise mais aprofundada do prefeito de São Paulo sobre o impacto do programa de transferência de renda do governo, maior já executado na história do país”. Lembrou o líder que o Bolsa Família é um projeto sério de transferência de renda que unificou programas fragmentados do governo anterior e que trabalha com acompanhamento sistêmico.

“Chamar de assistencialista uma iniciativa dessa magnitude é, no mínimo, irresponsabilidade. Talvez pudéssemos perguntar ao prefeito se ele se disporia a perguntar às famílias atendidas pelo programa em São Paulo se elas aceitariam suspender o recebimento”, considerou.

Ainda, na avaliação de Fontana, o que poderia ser chamado de eleitoreiro foi a fragmentação de programas no governo anterior que levaram à multiplicidade de repasses de valores baixíssimos – como o Vale Gás, o Bolsa Escola e o Bolsa Alimentação.

Para a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), as críticas de José Serra demonstram um ato de “desespero”. Lembrou ela que o Bolsa Família “é elogiado pelo mundo inteiro como uma das maiores e mais eficientes políticas de transferência de renda da América Latina. É um programa que atende às famílias que vivem insegurança alimentar e, ainda, que aperfeiçoou outras políticas, promovendo o processo de unificação que eles (tucanos) não fizeram. Assistencialismo eles fizeram na época deles”, disse a deputada.

Para o deputado Nilson Mourão (PT-AC), ao contrário do que “os tucanos” dizem, o governo Lula reorganizou os programas sociais que deixaram de ser eleitoreiros e se transformaram em programas de inclusão social. “Eles não conseguiram atingir o número de famílias que nós atingimos, sempre apostaram contra, sempre apostaram no fracasso”. Lembrou ainda Mourão que o Bolsa Família tem o reconhecimento não só de organismos internacionais, mas também dos beneficiários.
Agência Informes (www.informes.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.