segunda-feira, novembro 07, 2005




Mantega: diminui inadimplência de empresas com BNDES

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira que os empréstimos feitos pela instituição são "dos mais sólidos concedidos na economia brasileira". A afirmação foi uma resposta à reportagem de domingo (6) do jornal Folha de S. Paulo. A matéria afirma que relatórios do Banco Central não divulgados teriam constatado que BNDES não avalia bem o nível de risco ao conceder um crédito.

Em coletiva à imprensa, Mantega mostrou os índices de inadimplência do BNDES dos últimos dois anos. Em 2004, a taxa foi de 0,64%. Neste ano, foi ainda menor: 0,57%. Enquanto isso, segundo ele, o índice do mercado financeiro nacional é de 3%.

Mantega diz que, antes de conceder um empréstimo, o BNDES faz uma análise acurada do risco da empresa que pede o crédito. "Não tem nenhuma instituição que tenha uma análise de projeto tão acurada quanto o BNDES", afirma. Segundo ele, o banco "avalia o projeto, o fluxo de caixa, a solvência do empreendimento".

"Isso resulta em uma das mais baixas taxas de inadimplência do mercado", disse o presidente do banco. Além disso, o BNDES estaria apresentando lucros líquidos anuais crescentes nos últimos quatro anos. Em 2002, o banco lucrou R$ 550 milhões. Até junho deste ano, o lucro registrado foi de R$ 1,8 bilhão.

"Como um banco que tem lucro crescente e as menores taxas de inadimplência pode avaliar mal os empréstimos? Já pensou se a gente avaliasse bem, então? Seria uma maravilha, teríamos um inadimplemento zero", afirmou Mantega.

Segundo a reportagem, o Banco Central teria apontado oito falhas e 15 deficiências nos procedimentos de avaliação dos riscos para a concessão de crédito do BNDES a empreendimentos. Tais "controles frágeis", segundo o jornal, poderiam contribuir para o aumento da inadimplência no banco.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.