quinta-feira, outubro 21, 2010

Nem sempre é o que parece

Puente Llaguno, o documentário que 

poucos viram no Brasil




Muitos brasileiros já assistiram ao documentário A Revolução Não Será Televisionada, que trata do golpe midiático aplicado em Hugo Chávez, na Venezuela.
Mas pouca gente conhece Puente Llaguno, cuja primeira parte reproduzo acima.
Para ver as partes seguintes, é só ir ao meu canal no You Tube (A Revolução também está lá).
Trata-se de uma análise cuidadosa dos eventos midiáticos que levaram à deposição temporária do presidente venezuelano em 11 de abril de 2002.
A manipulação de uma imagem foi crucial para causar condenação mundial contra o governo chavista nas horas que antecederam o golpe.
De cima da Ponte Lllaguno, em Caracas, chavistas foram flagrados atirando.
A eles foi atribuído um “massacre” que causou comoção e indignação dentro e fora da Venezuela.
Mais tarde ficou provado que a imagem tinha sido manipulada para não mostrar que, na verdade, eles reagiam contra fogo de franco-atiradores postados em edifícios e de agentes da Polícia Metropolitana a serviço da oposição, que foram os verdadeiros responsáveis pela morte de 19 pessoas.
Não se trata, aqui, de comparar situações tão distintas quanto as da Venezuela em 2003 e do Brasil em 2010.
É apenas para demonstrar que o poder de desfazer as mentiras da mídia, mesmo para um governo, é limitado. E que muitas vezes a gente só vai descobrir lá na frente, passados muitos anos, o que de fato se passou em dado momento político ou eleitoral, quais forças atuaram, se houve ou não interferência estrangeira, subterrânea ou dissimulada. Serve de alerta.
http://www.viomundo.com.br/politica/puente-llaguno-o-documentario-que-poucos-viram-no-brasil.html