sábado, outubro 09, 2010

O BRASIL DE LULA E DILMA


Blog do Planalto


Posted: 06 Oct 2010 04:02 PM PDT
As ações de atendimento às vítimas das enchentes que atingiram os estados de Pernambuco e Alagoas em junho deste ano continuam em andamento e foram foco de debate nesta quarta-feira (6/10) entre o presidente Lula e o grupo interministerial coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). A reunião foi convocada por Lula e contou com a presença de todos os ministros que têm ações nos estados, além dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Vilela.



O general Antonio Sergio Geromel, secretário-executivo do GSI, explicou que o presidente tomou conhecimento do andamento das ações e que se mostrou satisfeito com o balaço apresentado. Entre os projetos para atendimento à população, está a construção de casas para os desabrigados pelas cheias. A previsão de conclusão dessas casas é até o fim de 2010. Por enquanto, as vítimas estão abrigadas em escolas, barracas, ginásios de esportes ou beneficiadas pelo aluguel social.
O presidente reuniu os ministros que têm representantes no gabinete de crise, coordenado pelo GSI, para verificar como andam as providências tomadas nos estados. Ficou bastante satisfeito com os resultados apresentados pelos ministérios, como está caminhando a construção das casas, a construção das escolas e o atendimento social.
Segundo o governador de Alagoas, Eduardo Paes, as escolas já estão em funcionamento e há previsão de construção de sete barragens com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2, “para que tragédias como a ocorrida há três meses sejam evitadas”.
Nós apresentamos dois pleitos: a federalização da PE-060 e da AL-10, que são as rodovias que cortam toda a região atingida e a inclusão do PAC 2 das sete barragens de contenção das águas que possa resolver de maneira definitiva essa questão.
Segundo Paes, uma nova reunião de balanço está prevista para acontecer na primeira quinzena de novembro, “quando o governo federal dará resposta dos dois pleitos”.
Posted: 06 Oct 2010 01:43 PM PDT



O mestre em calderaria de manutenção Paulo Roberto de Sousa não esconde sua emoção quando fala do seu trabalho no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis, e da importância dele para o desenvolvimento da economia do município situado no litoral sul do Rio de Janeiro. Filho de metalúrgico, Paulo Roberto fala com propriedade sobre a nova fase da cidade que abriga 168.664 habitantes numa área de 800 quilômetros quadrados.
“Noventa por cento da população depende da indústria naval”, afirma. Ele explica que viveu o tempo áureo dos estaleiros, que dava emprego para os moradores. Depois, a decadência com o fechamento de vários postos de trabalho. Nos anos 80, o metalúrgico se viu obrigado a trabalhar no Porto de Sepetiba, município situado próximo a Angra.
Há 10 anos, porém, quando se espalhou pelos quatro cantos a notícia sobre a instalação do estaleiro BrasFELS em Angra, Paulo Roberto viu a oportunidade de voltar à terra natal e trabalhar na função de mais gosta. Foi o segundo operário contratado pela empresa que está com os negócios de vento em popa. Hoje, parte da encomendas das plataformas e navos-plataformas da Petrobras passa pelas instalações do estaleiro que receberá o presidente Lula na quinta-feira (7/10) para cerimônia de batismo do navio-plataforma P-57 da Petrobras, que ajudará na exploração de petróleo no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, entre os litorais dos estados do Rio e Espírito Santo.
Segundo a Petrobras, a unidade inaugura uma nova geração de plataformas, concebidas e montadas a partir do conceito de engenharia que privilegia a simplificação de projetos e a padronização de equipamentos. Um modelo que será referência para as futuras plataformas da Petrobras, como a P-58 e P-62, e para as unidades que irão operar no pré-sal da Bacia de Santos.
A construção da P-57 alcançou índice de conteúdo nacional contratual de aproximadamente 68%. A estratégia de priorizar a aquisição de bens e serviços no parque industrial brasileiro, como forma de contribuir para o desenvolvimento e ampliação da indústria nacional, resultou na geração de mais de 2 mil empregos diretos no País.
A P-57 é uma plataforma do tipo FPSO (sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo) e integra a segunda fase de desenvolvimento do campo de Jubarte. Ancorada a uma profundidade d´água de 1.260 metros, produzirá petróleo de 17 graus API (medida de densidade do petróleo). Ela terá capacidade para processar, diariamente, até 180 mil barris de petróleo e 2 milhões de metros cúbicos de gás. Começará a operar ainda este ano, interligada a 22 poços, sendo 15 produtores e 7 injetores de água. Será a primeira unidade dessa complexidade a operar na costa do
Espírito Santo.
A nova unidade de produção entrará em operação ainda em 2010 e o pico de produção deverá ser atingido até o início de 2012. O petróleo produzido será transferido por navios aliviadores para terra. E o gás será escoado por gasoduto submarino para a Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba, localizada na região de Ubu, no município de Anchieta, a cerca de 100 km de Vitória.
A cerimônia de batismo, em Angra dos Reis, contará com a presença do presidente Lula e outras autoridades do governo federal, além do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e dos diretores Guilherme Estrella, de Exploração e Produção; Paulo Roberto Costa, de Abastecimento; Renato Duque, de Serviços, e Graça Foster, diretora de Gás e Energia.
Posted: 06 Oct 2010 10:36 AM PDT
Em clima de comemoração e agradecimento, diretores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) de todo o Brasil foram recebidos pelo presidente Lula nesta quarta-feira (6/10), no Palácio do Planalto, e aproveitaram para pedir a presença do presidente em suas respectivas cidades, além de mais recursos para os institutos e maior agilidade no processo de contratação de professores.

Presidente Lula posa ao lado de diretores de escolas técnicas de todo o País em reunião realizada no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR
No último dia 22 de setembro, Lula assinou decreto dando autonomia orçamentária e financeira aos Ifet, autorizando a reposição de servidores técnico-administrativos e a constituição de banco de professor-equivalente. Essa foi uma das principais conquistas comemoradas pelos diretores.



“O ensino profissional no Brasil melhorou 100 porcento. E o estudante quando sai já tem garantia de produtividade, pois ele já está inserido nesse mundo”, disse Edilomar Leonart, diretora do campus Londrina, do Ifet do Paraná.



Chan Tat Fong era visivelmente o mais emocionado. O professor de física e diretor do Ifet de Roraima saiu aos 12 anos de idade da China e veio para o Brasil, país que adotou como sua pátria, já que se considera brasileiro “de coração e alma”.
“O presidente Lula se dedicou muito e deu muita importância à educação no Brasil, tanto na tecnologia quanto na ciência, esse é o motivo da minha emoção”, afirmou.
O governo Lula foi o que mais fez escolas técnicas profissionalizantes no País (214). Até o final de 2010, serão 380 institutos de educação profissional em funcionamento em todo o Brasil.