quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Tucanos: o drama de retornar à realidade

Após divulgação da pesquisa Sensus que deu vantagem de 10% ao presidente Lula em eventual disputa com José Serra, além de indicar mudança positiva na avaliação de todos os quesitos relacionados ao governo, os líderes da oposição reagiram batendo cabeça. Uns, como Jereissati, conclamaram seus pares ao bom senso. O que significa escolha rápida e coesa do candidato da coalizão conservadora. Outros, como Artur Virgílio, resolveram brigar com os números da Sensus.
Insinuam manipulação ou coisa que o valha.
A verdade é que a oposição, nesse instante, vive o drama de ter que “aterrissar” ao Brasil real. PSDB e PFL e a mídia no transcorrer da crise forjaram o prognóstico de que a candidatura Lula era uma espécie de “crônica de uma derrota anunciada”. Como os tucanos se consideravam vitoriosos, mesmo antes do confronto ter início, então passaram a se engalfinhar pela disputa da faixa presidencial que já julgavam ser deles.
Quando no auge da crise as pesquisas de opinião sinalizavam para baixo tanto a avaliação do governo quanto à competitividade eleitoral do presidente Lula, a oposição “embriagada” com os festejos da vitória futura, louvavam em prosa e verso os números das ditas sondagens.
Agora, alguns de seus próceres, quase chegam a propor uma CPI para averiguar se a Sensus não teria manipulado os dados.
De maneira civilizada, resta-nos, dizer aos tucanos que eles são bem vindos, de volta, à realidade. A sucessão de 2006 será um confronto político dos mais agudos da história política do país. A bolha da vitória fácil da oposição neoliberal tão grande quanto falsa acabou de estourar...

Editorial do Portal Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.