sábado, fevereiro 25, 2006



Do blogue do Walter Rodrigues

'Veja' à beira de um ataque de nervos


Sabe com quem está falando?

Ainda não pude ler o livro de Leonardo Attuch sobre A CPI que abalou o Brasil, investigação dos bastidores da chamada "crise do mensalão" e do governo Lula. Algum mérito deve ter, tanto assim que está na lista dos "mais vendidos" de Veja, categoria não-ficção. Epa! Está, não, estava. Veja acaba de anunciar que se enganou, porque foi enganada pela Editora Siciliano, que lhe informou ter vendido 452 exemplares quando na realidade eram apenas 84 (diferença de 368 exemplares).
A Siciliana retratou-se depois que Veja, numa atitude excepcional, decidiu auditar os números fornecidos pela livraria exclusivamente sobre aquele livro. E como é que desconfiou do "engano", como alega a Siciliano, ou da "fraude", – como prefere entender a revista?
Aí é que a porca torce o rabo ou que a revista retorce os fatos.
Pois parece que tudo começou quando Veja fez o que já devíamos ter feito: leu o livro. E lá pelas páginas tantas encontrou uma cabeluda referência de que Delúbio Soares, o maldito, o execrado gerente do caixa 2 do PT, teve um encontro secreto com ninguém menos que Roberto Civita, o poderoso e insuspeitável diretor de Veja. Para tratar... de que mesmo?
Civita achou a informação tão desagradável e ofensiva que não somente conseguiu banir Attuch da lista dos mais vendidos com a anuência da Siciliano, como desterrou-o da própria categoria não-ficção. Sem dar o mínimo esclarecimento aos leitores sobre por que o céu trovejava, mandou escrever que Attuch não passa de um falsário, um quadrilheiro que deve satisfações à polícia, uma pena de aluguel, o "mais vendido" de todos os jornalistas vendidos que possa haver no país, e, para arrematar, um ficcionista que conseguiu enganar a própria Veja ao ter seu livro relacionado na revista como não-ficção.
Diga-se a bem da verdade que Attuch, ex-repórter de Veja (outra informação omitida na catilinária), já foi anteriormente acusado de picaretagem pela revista. Mesmo assim fica evidente que o único pecado mortal do livro foi ter mexido com quem não devia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.