terça-feira, fevereiro 14, 2006


Aqui no Maranhão é uma realidade, pelo menos em vários
municípios da baixada maranhense por onde passei em dezembro,
as obras de eletrificação estavam chegando a vários povoados que
nunca tinham visto energia elétrica. Uma outra coisa que chamou
atenção, foi o grande número de casas de alvenaria substituindo as
casas tradicionais de enchimento. Em conversa que mantive com
algumas pessoas o relato mais comum foi: agora a gente tem energia
e um dinheirinho certo todo mês, dá pra melhorar a casa, comprar
uma geladeira, uma roupinha... O dinheiro certo é o Bolsa Família,

a energia é o Luz para Todos...


Programa Luz para Todos beneficia uma família por minuto

A meta do programa Luz para Todos em 2006 é levar energia elétrica para 5 milhões de pessoas. A informação foi dada pelo diretor nacional do programa, José Ribamar Lobato Santana, em entrevista ao quadro Ponto de Encontro da Rádio Nacional da Amazônia. De acordo com ele, cerca de 2,4 milhões de pessoas foram beneficiadas até agora. "Atendemos mais de uma família a cada minuto".
O site do Ministério das Minas e Energia na internet (http://www.mme.gov.br/) instalou um contador para indicar o avanço do programa. Ontem (13) às 18h40 ele indicava 2.394.311 pessoas beneficiadas.

Luz, de graça, dentro de casa

Segundo José Ribamar Santana, a região que apresentou maior dificuldade para a implantação do programa foi a Norte. No Amapá, as obras recomeçam em maio e a idéia é atender a toda a população rural ainda neste ano. Já no Pará, o diretor informou que a meta é levar luz elétrica para cerca de 50 mil famílias neste ano, beneficiando mais de 250 mil pessoas. Hoje, 160 mil paraenses contam com a ajuda. "Estamos caminhando em ritmo melhor a cada instante. É óbvio que não atendemos todos os anseios e vamos avançar significativamente este ano", afirmou.
Santana lembrou que o atendimento é gratuito e que a instalação não fica só no poste, mas chega até as casas. "A instalação dentro de casa é por conta da concessionária. Tudo é bancado pelo governo federal em parceria com os estados e a Eletrobrás. Todos têm direito a três pontos de luz e a duas tomadas", disse.

Meta é de 10 milhões em 2008

Para o diretor, o trabalho só é possível graças à parceria, inclusive, da comunidade. Ele contou que no Pará os moradores se organizam e ajudam a levar o poste, o cabo. "O povo paraense tem dado uma demonstração inequívoca de brasilidade".
O manual do programa Luz para Todos define as prioridades no atendimento. "Assentados, índios, quilombolas, população com Índice de Desenvolvimento Humano menor têm prioridade no programa", destacou Santana.
O programa foi lançado em novembro de 2003. É coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e conta com a participação da Eletrobrás. O objetivo é levar energia elétrica para 10 milhões de pessoas do meio rural até 2008.

Com informações daAgência Brasil e MME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.