terça-feira, novembro 08, 2005


Repressão: mais do mesmo. São os tucanos de lá. A miséria não pode ser contida para sempre.
O mundo da extravagância está com os dias contados,
de um jeito ou de outro.
Este é o desafio para a esquerda.

França autoriza toque de recolher para conter distúrbios

Violência já dura 12 noites em várias cidades francesas
O governo da França autorizou governos regionais a impor toques de recolher sob uma lei de Estado de emergência invocada em decorrência dos distúrbios que atingiram várias partes do país nas últimas 12 noites.
O ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, disse que os toques de recolher visam áreas onde têm ocorrido os maiores problemas – em geral, subúrbios com altas concentrações de minorias étnicas.
Além disso, ele anunciou que serão mobilizados 1,5 mil agentes extras para reforçar o policiamento das áreas dos distúrbios.
A lei que impõe Estado de emergência também permite aos policiais que realizem batidas em locais onde eles acreditam que estejam sendo armazenadas armas.
Sarkozy – que na semana passada chamou os participantes dos distúrbios de "escória" – disse que, neste momento, o governo francês vai se comportar com firmeza, cabeça fria e moderação.
Menos violência
A reunião do gabinete aconteceu após o que foi descrito pela polícia como uma noite mais calma que as anteriores.
Ainda assim, mais de 1.173 mil veículos foram queimados pelo país, e cerca de 330 pessoas foram detidas pela polícia.
"A intensidade da violência está diminuindo", disse o chefe da Polícia Nacional, Michel Gaudin.
Um correspondente da BBC em Paris disse que os subúrbios da cidade estão aparentemente mais calmos, mas é difícil dizer se esta trégua é permanente ou se não passa do resultado de um reforço da presença da polícia nas ruas francesas.
A reunião do gabinete francês terá o objetivo de avaliar a imposição de toques de recolher em áreas afetadas pelos distúrbios, que têm sido comuns sobretudo em regiões habitadas por imigrantes.
BBC BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.