sexta-feira, novembro 04, 2005

A existência humana não pode ser propriedade de ninguém




Gente

hoje resolvi fazer um comentário sobre essa contribuição preciosa e dedicada do companheiro Julio Cesar. O Julio entrou para o nosso grupo eu nem sei direito como, e o CURTAS E BOAS já está no nº 35, ele não coloca o Nº, sou eu que coloco para evitar que as pessoas pensem que é mensagem repetida e apaguem sem ler. Mas parando para refletir sobre esse trabalho do Julio, me sinto cada dia mais indignado com essa maldita imprensa "brasileira", é revoltante constatar que para punir e desgastar um governo e um partido, programas e ações fundamentais para a melhoria das condições de vida da população (como esse das minibibliotecas), sejam boicotados e escondidos da grande maioria. Não divulgam nada, ontem o Jornal Nacional fez a mesquinharia de não dar o credito do programa Revelando os Brasis II, que foi apresentado como matéria final do jornal, ao Ministério da Cultura (ver o Curtas e Boas 34). São horas e horas de TV, desperdiçadas com porcarias como faustãos, gugus e outras merdas que só servem para embrutecer e deseducar a população.

Isso precisa mudar gente, não podemos mais ficar assistindo esses boçais comprometendo o futuro do Brasil impunemente, temos que encontrar maneiras de boicotar e criar um novo modelo de existência para os meios de comunicação no Brasil, acho que nesses últimos 5 meses ficou claro para todos nós, que essa gente não tem nenhum compromisso com o país e a sua gente, vivem nesse mundinho de extravagância, futilidades e estupidez. É preciso ter coragem de dizer que a TV brasileira está mergulhada numa mesmice estúpida e cretina que fica cada dia mais selvagem e vulgar. O programa daquele pistoleiro da madrugada ontem, foi mais um exemplo de vulgaridade e falta de compromisso com a democracia e as instituições que existem para garantir a vida civilizada em nosso país. Vamos colocar nossas cabeças para pensar e encontrar maneiras de enfrentar e vencer essa máfia que controla e impede a comunicação entre os brasileiros. Faço um apelo especial ao PT, para que levante essa bandeira, chame a sociedade para discutir e enfrentar esse desafio fundamental para a radicalização da democracia no Brasil.

A nossa capacidade de comunicação única, nos define como homo sapiens, há 40 mil anos nossos ancestrais foram capazes de dar esse passo fabuloso para a nossa história, não podemos tolerar que essa máfia de meia dúzia de famílias e seus pistoleiros, pretenda nos redefinir como espécie, o homo sapiens tem que prevalecer, a existência humana não pode ser propriedade de ninguém.

Adauto Melo

----- Original Message -----
From: jotaamorim
Sent: Thursday, November 03, 2005 10:15 PM
Subject: Curtas e Boas


Minibibliotecas levam conhecimento ao Semi-Árido. Em Estrela de Alagoas (AL), distante 160 km de Maceió, informações variadas sobre a produção agrícola estão à disposição de quem mais precisa: o homem do campo. O município foi escolhido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para receber uma Minibiblioteca, que foi instalada há três meses. No local, além dos pouco mais de mil alunos, cerca de 17 mil habitantes de Estrela de Alagoas podem ter acesso a livros, revistas e outras publicações técnicas sobre o cultivo de milho, feijão, batata, além da criação de gado bovino e caprino, enfim, ali pode-se aprender muito sobre toda a produção agrícola praticada na região. A minibiblioteca conta com dezenas de publicações e foi instalada na antiga sala de leitura da escola. Toda a estrutura, com livros e estantes, foi entregue pela Embrapa. "Quem quiser pode levar os livros para casa. Com isso toda família acaba lendo e multilicando o conhecimento", reforça a diretora Anaiza. O projeto começou a ser desenvolvido em outubro de 2004 com a inauguração da primeira unidade, em Arapiraca (AL). No total, 255 municípios do Semi-Árido e do Maranhão já estão contando com as Minibibliotecas. Até o final deste ano, outras 155 localidades vão receber os kits com livros e estantes, o que vai totalizar 440 salas de leitura. As cidades onde são instaladas as bibliotecas são aquelas onde são registrados os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Os primeiros municípios foram escolhidos com base nos mesmos critérios usados para a implementação do Fome Zero. De acordo com o diretor executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio de França, o programa é complementar ao Fome Zero porque leva conhecimento e informações às populações que vivem nas regiões mais pobres do país.

Programa Brasileiro de DST/Aids

Na década de 90, estimativa do Banco Mundial indicava que, em 2000, o Brasil teria 1,2 milhão de pessoas com o vírus HIV. Graças à eficácia das ações de prevenção da aids, incluindo campanhas educativas e distribuição de preservativos, o Ministério da Saúde estima que hoje o Brasil tenha 600 mil pessoas vivendo com HIV, metade da projeção do Banco Mundial.
Desses 600 mil, um total de 163 mil é tratado pelo Ministério da Saúde com o coquetel de medicamentos anti-aids. O Brasil este ano está gastando R$ 1 bilhão com o coquetel de anti-retrovirais. O restante dos 600 mil ou não sabe que tem o vírus ou não precisa tomar os medicamentos. Em 2002 eram apenas 119.300 pacientes recebendo os medicamentos.
A política de acesso universal e gratuito aos medicamentos anti-retrovirais, ao contrário de previsões pessimistas, teve sucesso e reduziu custos diretos e indiretos, como internações hospitalares e de emergência. Hoje, o Programa Brasileiro de DST/Aids é reconhecido internacionalmente, e o Brasil tem cooperação com vários países.
Acordo com o laboratório Abbott: o Ministério acaba de negociar uma redução de 1,17 dólar para 63 centavos de dólar no preço da cápsula do medicamento Kaletra. Dos 163 mil que recebem o coquetel, 23 mil tomam Kaletra. Esse acordo vai possibilitar que, entre 2006 e 2011, o Brasil economize US$ 339,5 milhões. Essa economia vai permitir o fortalecimento da prevenção. Também será possível qualificar ainda mais o tratamento, melhorando a qualidade de vida dos portadores do HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.