segunda-feira, novembro 21, 2005



Sobre CANTANHEDE, Eliane. 20/11/2005. "Lula versus FHC", Folha de S.Paulo, p. 2 na edição impressa. Na Internet, em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2011200504.htm
________________________________________________

D. Eliane, boa-tarde,

[risos] Se Deus existir, e se acontecer o que a senhora profetiza hoje -- "o inferno e coisa e tal" -- peço a Deus que, então, a senhora seja nomeada Vice-Rainha da Tucanaria. Aí, então, a senhora terá boa chance para pagar os seus pecados, pelo inferno que a senhora terá ajudado a construir. Mas... xápralá. Já desisti da senhora.

Estou convencida de que a senhora crê piamente no besteirol que a senhora escreve. Há desses, no Brasil. Há quem acredite, até, em Augusto Nunes! Há quem acredite, até, em Ana Maria Tahan e em Lucia Hippólito! Há quem acredite em USP! Há, também, claro, que acredite, até, em "imprensa brasileira" e em Roseli Tardelli! A senhora, com certeza, é das que acredita em Eliane Cantanhede.

Sobre a convenção dos tucanos, que a senhora comenta hoje, eu só vi a foto, publicada ontem em http://oglobo.globo.com/jornal/pais/capa.asp

Achei engraçadíssimo, naquela foto, todos aqueles bacharéis barrigudos e palavrosos... mas... sem gravata, em mangas de camisa, suarentos, quero dizer... FANTASIADOS DE METALÚRGICO EM PALANQUE. Engraçadíssimos.

Não há como não ver naquela foto o marketing-tolo-fácil de Antonio Lavareda.

A palavra de ordem de Lavareda, pelo que se viu, é fantasiar a quase-elite dos quase-inteligentes tucanos, como se fossem, todos... iguazinhos a Lula-presidente, só que "éticos"! [risos]

E muito "eticamente-à-moda-Lavareda", Azeredo não aparece na foto [risos, muitos]; esconderam o Virgílio [risos]; esconderam a 'deputada' Cobra [risos, muitos]; e mandaram Serra aplaudir, custasse o que custasse.

A foto mostra, claramente, que Serra NÃO SABE APLAUDIR! [risos, risos] Alckmin até que aplaude; aplaude mal, pôco, mas aplaude (embora nunca se saiba O QUE É que Alckmin aplaude, nem por que ele aplaude). Jereisatti, pelo menos, ergue a mão direita, na clássica saudação fascista. Isso, sim, é propagandisticamente relevante. OK.

Vê-se, na foto, também, que Aécio é o único que tem prática com camisa esporte [risos, risos]. Mas Aécio está TOTALMENTE atolado no valerioduto... Todo aquele à vontade-descolado, do Aécio, portanto, ñ valerá de nada, na campanha. Fiquei sem saber a quem aqueles marqueses tucanos e lavaredas pensavam que enganavam?! D. Ruth? Pódissê.

Duda Mendonça talvez conseguisse tirar os tucanos de dentro da USP, nem que fosse só pra posar pra foto de jornal. Mas, Lavareda, nem isso conseguiu fazer! [risos] E a verdade é que nem Duda conseguiria, nunca, tirar Golbery e a USP de dentro dos Marqueses da Tucanaria.

Não fossem os jornais e jornalistas que os tucanos contrataram, os tucanos já estariam desmascarados, para o Brasil; e derrotados, para 2006.

Nisso, sim, de contratar colunistas e acertar com proprietários de jornal, Lavareda acertou. (Mas não se deve esquecer que os jornalistas são jornalistas desses que hoje já no Brasil -- todos ruins; assim, o marketing dos tucanos fica facilitado; quero dizer: assim, qualquer Lavareda engana, de marketeiro.)

Em termos de marketing, a disputa eleitoral está definida: será uma luta entre seis ou sete tucanos velhotes, gordotes e fanados, com pressão alta e de óculos [todos os tucanos tiraram os óculos para fazer a foto! (risos, muitos!)] e que não sabem é naaaaaaaaaaaaaaaada de briga-de-rua (Lavareda tb não sabe! [risos])... contra legiões de brasileiros especialistas no manejo da péxêra. Teremos uma espécie de disputa entre "Belíssima" e "Cidade Baixa" (digamos). Quantas belíssimas à moda Globo há no Brasil? Quantas cidades baixas? Depois a gente conta.

O Brasil lutará como um Tatarana contra esses tucanos-de-salão. Lutará como um Matraga, como um Corisco. Glauber vive!

Tereza Cruvinel fala hoje, a propósito da 'retórica de FHC, que ela "fere como florete". São frases...
Pessoalmente, entre péxera na minha mão e florete na mão de FHC... ainda sô, muito mais, a péxêra, a rinha de galos, o Brasil do fundão, contra o Brasil das academias acanalhadas, da imprensa acabalhada, dos sociólogos acanalhados.

A senhora não se surpreenda se FHC mandar arrancar o dente da frente e dúzia e meia daquelas metáforas-de-palestragem-e-michê, lá-dele, pra ver se ele fica mais parecido com o que ele pensa que seja "um brasileiro eleito por 62 milhões de votos". Ele fará qualquer negócio.

Perigas até de ele procurar o Dr. Pitangui, pra que lhe dê ares de metalúrgico. Nesse caso, contudo, FHC será OBRIGADO a manter o bico fechado... Se FHC abrir a boca, na televisão, aparecerá, nele, um Barão do café, um senhor de engenho, um Golbery do Couto e Silva, um ACM, um Agripino Maia, um Garibaldi Alves, um Efraim.

Essa é a profecia a profetizar, hoje, D. Eliane. Sartre ensinava, há eras, que o inferno "são os outros"!
CF
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.