terça-feira, novembro 22, 2005


Bateu-levou

O PT prepara novas ações contra parlamentares e partidos de oposição ao governo Lula, a exemplo das representações já apresentadas contra o PSDB e os deputados Onyx Lorenzoni (PFL-RS) e Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP). "Aguardem que tem mais pela frente", disse o presidente petista, deputado Ricardo Berzoini (SP) a prefeitos da legenda, na última sexta-feira, depois de ouvir elogios à reação contra Zulaiê, que chamou de "bandidão" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "bateu-levou" petista inclui a divulgação de um dossiê sobre casos de corrupção no governo FHC no site do partido na internet. Duas representações contra o PFL devem sair até a semana que vem. "Estamos monitorando as declarações dos deputados na mídia. Agressões contra o PT não ficarão sem resposta", declarou um integrante da cúpula petista. "Vamos contestar tudo, mesmo juridicamente. Com a aproximação do ano eleitoral isso será mais freqüente."
Berzoini não quis dar detalhes das ações que está "estudando", mas negou que o dossiê tenha sido divulgado por ordem sua. "É uma iniciativa da equipe de comunicação e tem a ver com a conjuntura, não há uma decisão política por trás", afirmou o deputado. "Mas também não estou preocupado com a repercussão." O dossiê foi produzido pela liderança do PT na Câmara dos Deputados, em junho.
Agora, citando declarações de FHC durante a convenção tucana, na sexta-feira, de que "as denúncias de corrupção do governo Lula são algo nunca visto antes", o documento foi reeditado no site petista horas depois do discurso do ex-presidente. Fernando Henrique foi "pródigo em abafar a corrupção", diz o texto, citando 12 casos, entre eles o da compra de votos para aprovar a emenda da reeleição.
"O PT não tem moral nenhuma para falar de ninguém", declarou Zulaiê Cobra ao saber do dossiê. "Estão tentando nos intimidar, não vão conseguir. Esse processo contra mim só me fez propaganda." O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP) nomeou ontem o deputado Josias Quintal (PMDB-RJ) relator do processo contra Zulaiê. Ela é suplente no conselho e teve de se afastar por causa da ação.
Izar suspendeu ontem a análise da representação do PT contra Onyx Lorenzoni (PFL-RS) até que seja verificada a veracidade das rubricas e da assinatura do ex-presidente do PT Tarso Genro no pedido protocolado no mês passado, acusando-o de divulgar dados sigilosos. Izar solicitou à Mesa Diretora da Casa que seja feita paralelamente uma perícia para comprar a validade da assinatura, contestada em laudo divulgado pela revista Veja. Tarso sustenta que a assinatura é sua e Berzoini enviou ofício confirmando a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.