sexta-feira, maio 12, 2006

QUEM DEVE TEME

Governo FHC favoreceu Daniel Dantas

Nos últimos anos, em boa parte dos escândalos surgidos no país aparece o nome do banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity. Dantas habitualmente aparece em denúncias que envolvem irregularidades cometidas no festival de privatizações ocorridas durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, da coligação conservadora PSDB/PFL.Dantas é acusado de ter sido beneficiado pelo governo FHC na compra de estatais, em especial as do setor de telecomunicações. Ele também aparece em obscuras operações de espionagem telefônicas e telemáticas de seus desafetos, o que lhe valeu o apelido de "orelhudo", dado pela revista Carta Capital.Para entender um pouco a atuação do empresário, os fundos de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ), da Petrobras (Petros) e da Caixa Econômica Federal (Funcef) elaboraram uma publicação de 32 páginas. Os fundos de pensão, por se sentirem lesados por Dantas na gestão da Brasil Telecom, ingressaram com várias ações contra o empresário na Justiça. Na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) há também processos movidos pelos fundos contra Dantas.Leia a íntegra do documento na página da bancada do PT na Câmara: (www.informes.org.br).

Apesar de o documento ter sido levado à CPI pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), a oposição tem sido prudente com o assunto. Teme que uma manobra errada possa abrir brecha para investigar denúncias de irregularidades nos processos de privatização do governo Fernando Henrique (1995-2002).Como a idéia de levar à CPI o controlador do Opportunity, o banqueiro Daniel Dantas, uma das alternativas propostas por Virgílio é ouvi-lo em uma sessão fechada. A saída é negociada pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI), amigo do banqueiro.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1205200604.htm

Diz a boca pequena que, FHC ligou para o Virgílio aos berros por ter trazido esse assunto novamente a tona. Quem estava junto com Virgilio nesse momento diz que ele ficou vermelho, e suando frio com os berros de FHC.

Posted by Jussara to POR UM NOVO BRASIL LULA 2006 at 5/12/2006 04:54:00 AM