segunda-feira, maio 08, 2006

Pesquisa revela que o PT é o partido preferido do brasileiro


O PT continua sendo o partido preferido da população. Um em cada quatro brasileiros declara-se simpatizante da legenda. É o que revela pesquisa recente realizada pela Fundação Perseu Abramo. Dos 2.379 entrevistados, em 153 municípios de 25 estados do país, 23 % responderam que preferem o PT. Em segundo lugar na preferência vem o PMDB, com 9%, seguido do PSDB, com 7% , PFL, com 4%, e PDT, com 1%. A pesquisa revela também que 53% da população não tem preferência partidária.

A população respondeu também sobre rejeição partidária. No balanço entre preferência e rejeição o PT continua liderando, embora tenha uma rejeição de 17%. A diferença entre os dois números é de 6 pontos percentuais a favor do partido. A rejeição aos pefelistas é a maior de todas: 12% de rejeição contra apenas 4% de preferência. No caso do PSDB, a diferença contra os tucanos é de 2 pontos porcentuais: 9% dizem não gostar do partido, ante os 7% que simpatizam com a legenda. Já 5% dos entrevistados afirmaram que não votariam nos tucanos "de jeito nenhum". O PMDB empata em simpatia e rejeição em 9%.

Para o presidente da Fundação Perseu Abramo, Hamilton Pereira, a pesquisa confirma o que o PT sempre foi: "um partido que mostra a sua cara e por isso desperta paixões". "O partido tem uma identidade marcada no cenário político brasileiro e desperta o amor dos que lutam por um modelo de país democrático e ódio dos que não querem um Brasil justo, com distribuição de renda", ressaltou.

Radiografia - O objetivo da pesquisa, realizada entre os dias 10 e 16 de março, segundo Hamilton Pereira, foi oferecer ao partido uma radiografia de como o PT é visto depois da crise política. "Os resultados são muito positivos. Os números confirmam que 23% da população continua preferindo o PT. Este sempre foi o nosso percentual, não houve queda por causa da crise", afirmou. Ele disse que ficou claro também que o cidadão hoje vê o PT não mais como uma instituição mitológica, mas como um partido político na sua dimensão humana, que não é perfeito, mas feito por homens e mulheres que lutam por um projeto de nação.

Segundo Hamilton Pereira a pesquisa revela que os brasileiros também não desassociam o presidente Lula do PT. "O que é muito bom porque mostra a sintonia do governo com os projetos que o partido sempre defendeu", acrescentou. Para 58% dos entrevistados Lula deveria dar todo apoio ao partido para que a legenda supere a crise. Outros 32% dos entrevistados opinaram que o presidente deveria se afastar do PT para não se envolver mais com a crise. Os dados do estudo estão disponíveis a partir de hoje, no site da Fundação Perseu Abrano (http://www.fpabramo.org.br/).