domingo, dezembro 04, 2005



Sobre: ROGÉRIO GENTILE, 3/12/2005, Folha de S.Paulo, “Crises e mais crises”, na edição impressa e na Internet, em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0312200504.htm
____________________________________________________
Rogério Gentile e o fosso [em homenagem a João Saldanha]
Não sei quem é Rogério Gentile, mas, pelo cheiro da brilhantina, deve ser outro desses anti-jornalistas fátuos, chatíssimos, grosseiros, mal educados e que escrevem (muito) mal, que os Friazinhos contratam, não por qualquer critério de jornalismo sério ou de empresa séria, mas, exclusivamente, pela disposição que demonstrem para pra escrever grosserias antidemocráticas assinadas, por um salariozinho que, se sabe, não é nenhuma Brastemp.
Esse Rogério Gentile cobre as férias de Clóvis Rossi. Onde Clóvis Rossi, até anteontem, chingava o meu voto e todos os 62 milhões de votos de brasileiros que elegemos o presidente Lula, hoje é esse Rogério Gentile, que me vem aí, com as mesmas opiniõezinhas de canto de pátio de colégio de padre.
Clóvis Rossi chingava o meu voto de “voto de idiota”, “voto de burro”, “voto de zumbi doido”, ecoando a sociologia do Marquês da Tucanaria uspeana, para quem EU-LEITOR e o governo que EU-LEITOR-ELEITOR elegi seríamos “perus bêbados”.
Pela mesma ‘sociologia uspeana’ de palestragem&michê e/ou pela mesma ‘sociologia uspeana’ de Hotel Comandatuba, hoje, esse Rogério Gentile diz, da fala do presidente da República, que seriam “suas besteiras”. Diz, escreve e assina. E a FSP publica [risos].
Ocorre-me que, bem feitas as contas, o Brasil está, hoje, é muito melhor do que poderia estar.
É verdade que a direitona avança, na gritaria. É indiscutível verdade que a direita mais atrasada que há e sempre houve no Brasil – padrão General Meira Mattos, Miguel Reales, Friazinhos & Bolsonaros – está avançando, na gritaria. Mas já se pode ver, bem claramente, que essa direitona atrasadíssima está avançando, hoje, mais diretamente prô buraco, buracão, do que está avançando, propriamente dito, sobre o Brasil democrático; esse está resistindo e muito bem, e sob um ataque brabíssimo, violentíssimo, embora só de gritaria. Me explico.
Conta-se que João Saldanha, certo dia, instado por alguém a “avançar mais os pontas” lá do Botafogo-dele, respondeu na lata, bom técnico de bom futebol, bom comunista e bom brasileiro que João Saldanha sempre foi: “Seguinte: se os meus pontas avançarem mais do que já avançaram, eles caem no fosso.”
Se se lê de cabo a rabo a página 2 da Folha de S.Paulo – que já foi um jornal satisfatoriamente civilizado – e se observa o movimento ‘das idéias’ (digamos assim! [risos]), que cresce ali, nos últimos dois, três anos, vê-se claramente, na Folha de S.Paulo, que a direita brasileira, está avançando. E avançando rápido. É verdade que o governo do presidente Lula defende-se pouco e defende-se mal. É verdade que o governo do presidente Lula ainda não conseguiu construir boa comunicação política pública – boa propaganda política de democratização, propaganda de ensinar o povo a defender-se, ele mesmo, dos golpes ‘de mídia’ e dos jornais e jornalistas ou de aluguel ou UDN-lacerdistas. Tá certo.
Mas a direitona brasileira sempre foi mais atrasada, mais burra, mais grossa, mais sem luzes, e sempre teve menos cultura e menos brilho do que a esquerda brasileira. Isso é saber histórico, demonstrável.
Não há um, nem um, sequer um, grande poeta brasileiro que seja militantemente ‘de direita’. Não há um único grande romancista brasileiro que seja militantemente ‘de direita’. Plínio Salgado, nisso também, foi o último e, afinal, nem foi assim tão 'grande'. Não se supõe que alguém deseje ver Olavo de Carvalho a escrever romances! Os quatro mais importantes críticos literários brasileiros ativos hoje são de esquerda (Antônio Cândido, Alfredo Bosi, Walnice Nogueira Galvão e Roberto Schwarz); de fato, pra não cometer injustiças, deve-se dizer que TODOS os críticos literários brasileiros importantes são de esquerda. Jabor foi bom cineasta, mas hoje, na direita, já não é nem cineasta, nem nada. E até no fátuo mundo ‘da telinha’, onde a direitona brasileira venha com alguma beleza chata-e-burra de alguma Luana Piovani, a esquerda brasileira tem, para ostentar, com muito e belo orgulho, a luminosa, apaixonante, entusiasmante beleza de Luciana Sabatella.
Parece verdade, portanto, que a direitona brasileira está avançando. Vê-se facilmente, ao vivo e em cores, em todos os jornalões e televisões e rádios do Brasil, que a direitona brasileira está avançando, e avançando muito e avançando rápido, sim, na gritaria.
Mas a direitona brasileira está avançando, mesmo, hoje, é, mesmo, sempre, muito mais, contra ela mesma!
Ou a direitona escreve mal e faz mau jornalismo e péssimo colunismo (como Eliane Cantanhede, Clóvis Rossi, Vinicius Torres Freire e, agora, esse Rogério Gentille, pra ficarmos só na Folha de S.Paulo)... ou ela é jurassicamente velha e escreve mal e faz mau jornalismo e péssimo colunismo, como o General Meira Mattos [risos], na Folha de S.Paulo, dia 30 de novembro de 2005 [risos]. Quer dizer: a direitona brasileira está dando é MUITA bandeira, em 2005! [risos].
Se continuar assim, e sempre assim, avançando e avançando sempre, mas sem luz, sem brilho, sem inteligência e sem argumentos, só golpista, truculenta, grossa e mal-humorada e chata, como ‘avança’, hoje, na pág. 2 da Folha de S.Paulo, em 'coluna' desse Rogério Gentile, e na gritaria... a Folha de S.Paulo, todinha, breve cairá, mesmo... é no fosso.
Essa evidência não nos exime de responder, na lata, todos os dias, à Folha de S.Paulo. Mas, verdade seja dita, torna MUITO MAIS DIVERTIDO o trabalho de construir respostas-na-ponta-da-língua, todos os dias, pra responder à Folha de S.Paulo.
Grande João Saldanha! João Saldanha vive! Dirceu vive! Lula é muitos! Viva o Corinthians!
[assina] Caia Fittipaldi (dos Lingüistas Brasileiros para a Democracia/ Universidade Nômade / Campanha “Nenhum Brasileiro sem Resposta-na-ponta-da-língua, pra Responder à Folha de S.Paulo / Tricoteira Unidas / Mães do Planalto / Gaviões da Fiel)
[para vários destinatários, campanhistas e outros]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.