quarta-feira, dezembro 14, 2005

Estas noticias merecem destaque neste blog, o presidente Lula conseguiu mudar este país para muito melhor. Enfrentar essa oposição raivosa, enfrentar a mídia safada e conseguir fazer com que houvesse aumento recorde de empregos, queda da inflação, queda dos juros, aumento nas vendas, tem que ser chamado de herói. Parabéns presidente Lula, parabéns para nós, que tivemos a sorte de ter o melhor presidente do Brasil.



14/12/2005 - Rais confirma geração recorde de empregos



O número de empregos formais (com carteira assinada) no país aumentou 1,86 milhão em 2004. De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o total de empregos gerados no ano passado é recorde na série histórica da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), iniciada em 1985.

Rais é uma declaração anual obrigatória que todos os estabelecimentos existentes no país devem informar ao Ministério do Trabalho. É uma espécie de censo anual do mercado formal de trabalho.

Na comparação com 2003, o total de empregos teve um crescimento de 6,3%. Trata-se da segunda maior taxa de crescimento registrada pela série, só perdendo para 1986, quando atingiu 8,16%. Em 2003, o número de empregos formais criados foi de 861 mil. Nos dois primeiros anos do governo Lula, foi de 2,724 milhões.

Em 2004, a massa salarial cresceu 7,6%, em decorrência do aumento do emprego. Com o aumento de 2004, o número de empregos formais informados pelos empregadores na pesquisa alcançou 31,408 milhões.

Os Estados que mais se destacaram na geração de empregos formais, em 2004, foram São Paulo (mais 525 mil postos) e Minas Gerais (mais 194,7 mil). O único Estado onde o emprego formal caiu foi Roraima, que teve uma perda de 4,4 mil postos.

O Ministério informou, no entanto, que o desempenho de Roraima foi prejudicado pela ausência das informações do setor da administração pública.


Importância dos números
Os dados da Rais referem-se a empregos formais para trabalhadores celetistas e estatutários. É, portanto, um dado mais completo do que o do Caged (Cadastro Geral de Empregos), também levantado pelo Ministério. Luiz Marinho comemorou o resultado.
"Nos últimos meses, enfrentamos um debate esquizofrênico da oposição, nos acusando de manipular os dados do emprego a partir do Caged. A pesquisa Rais veio confirmar os números e mostrar que a geração de emprego foi ainda maior", disse ele.

As informações são da Agência Estado.




14/12/2005 - Vendas no comércio acumulam alta de 4,82% em 2005


As vendas no comércio tiveram alta de 3,74% no volume de vendas em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado é da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada hoje (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Se comparado com o mês anterior, as vendas do comércio em outubro cresceram 0,06%.

Este ano, o setor acumula alta de 4,82% e, nos últimos doze meses, elevação de 5,65%.

"A pequena variação do rendimento médio do trabalhador no mês de outubro e o limite de endividamento da população, motivando uma redução da tomada de crédito ao consumidor, são as principais razões para essa estabilidade", explicou Pereira.

Com informações da Agência Brasil.

Jussara Seixas


Quarta-feira, Dezembro 14, 2005 | Comente (0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.