terça-feira, dezembro 27, 2005



POR CAIA FITTIPALDI
Campanha "Nenhum Brasileiro sem resposta-na-ponta-da-língua, pra Responder à Folha de S.Paulo": "O 'projeto de país' do Eduardinho Graeff, by Clóvis Rossi"

Sr. Clóvis Rossi,
Seu comparsa aí repete hoje o bobajol que toda essa Folha de S.Paulo escreve todos os dias. O senhor sente-se 'assegurado' por ele repetir o seu bobajol e -- pasme! -- oferece a esse imbecil o nobre espaço do jornal pelo qual EU pago pra ler. Mais dia menos dia, serei obrigada a recorrer a alguma Delegacia do Consumidor, para ver se consigo receber o serviço que compro e pelo qual pago: receber um jornal.
Eu NÃO pago para receber propaganda de tucanos ou de Friazinhos. O Friazinhos é seu patrão; o Friazinhos não é MEU patrão: ele (e o senhor) são fornecedores de um serviço que eu compro, pelo qual pago e que não recebo, mais, há meses: jornalismo.
Eu sou um cidadão. Eu VOTO e elejo Lula-presidente. E reelejo Lula-presidente, porque isso é parte do MEU projeto de país. O que menos me interessa, no mundo, é a opinião que CR ou Friazinhos tenham sobre o meu voto e sobre o MEU projeto de país.
Ou, então... quem sabe... O senhor e seu amigo-aí, quem sabe, estariam supondo que eu... não saiba votar?! Não faltaria, mesmo, mais nada, pra acontecer, pra condecorar o autismo dos dois-aí: o seu e o dele. Neopelés?! Neohebescamargos?
No mais, observo que a metáfora "'eles' (eu) não têm um projeto de país" deve ser o mote de propaganda da tucanaria, para esse mês. Anteontem, foi a insuportável Lucia Hipólito, a 'exigir' projeto-de-país n'O Observatório de Imprensa.
Para ela, que é do PSD [risos], mas eu suponho que, hoje, seja paga por Bornhausen-ACM-FHC, só os "deputados e senadores velhos" (?!) teriam projeto de país... E o Brasil estaria à beira do caos porque "há muitos deputados e senadores jovens, de sangue muito quente, no Congresso", os quais não teriam, para LH, o tal de "projeto de país".
Deve-se registrar que, no mesmo instante, o ma-ra-vi-lho-so Luis Nassif perguntou, na lata, preciso, correto, democrático e decente: "Mas... que projeto de pais tem o PSDB?!" Ficou sem resposta, é claro. E, além das imediatas vinhetas, recebeu as caratonhas mais indignadas, daquela horrenda Lucia Hipólito (eu VI).
Hoje, são o senhor e o seu colega-correspondente-aí: nesse segundo diagnóstico-de-sociologia-de-palestragem-e-michê-de-FHC, consecutivo, dois, o segundo, igualzinho, em dois dias, também faltaria o tal de "projeto de país".
Só que, para o senhor e o seu amigo-aí, só faltariam "projetos de país" aos metalúrgicos, aos índios cocaleros e, no geral, aos pobres. O tal de "projeto de país" de vocês dois... estaria UÓTIMO [risos]. Ora essa... pois candidatem-se à presidente, os doizinhos! Disputem votos, com o 'projeto de país' de vocês! Elejam-se! Ou metam a violinha no saco, quando perderem em eleições democráticas, como perderam, em 2002 e perderão outra vez, em 2006.
No mais, é só besteirol a quatro mãos, hoje, na sua coluna, Sr. Clóvis Rossi: a única "condição necessária e suficiente" para QUALQUER CIDADÃO e seu respectivo projeto de país chegarem ao poder, para viabilizarem-se, nas democracias, é receberem VOTOS, em eleições democráticas. Em matéria de 'projeto de país', é eleição, ou é golpe. Não há terceira via.
Em países 'educados' por universidade 'neoliberal' e tucano-pefelista e imprensa autista, desossada, semianalfabetizada e partidarizada, como o Brasil-2005, o ato inicial de VOTAR -- o ato, o voto, o gesto! -- já é manifestação de que os eleitores temos um projeto de país, sobretudo quando o voto manifesta-se contra sociologias-de-araque (como as de FHC e Lucia Hipólito e outros 'cientistas políticos'); contra jornais como a Folha de S.Paulo; e contra jornalistas como o senhor e o seu patrão; e contra leitores como o seu-amigo-aí.
O MEU projeto de país, que manifestei pelo meu voto em Lula e que outra vez manifestarei em 2006 é, hoje, muito claro e já tem, até, várias versões de propaganda: "Xô, tucanaria! Vamos acabar com a raça de Bornhausen-FHC! Virgílio é uma abominação! Queremos imprensa de redemocratização do Brasil! Xô Folha de S.Paulo! Xô colunagens de Clóvis Rossi! LULA É MUITOS!" E por aí vamos! E vamos! Lula é muitos! Lula 2006!
É claro que há, aí, um MAGNÍFICO projeto de pais, para o Brasil-2006. Talvez não seja o seu [risos]. Mas é o MEU.
É quase inacreditável, eu sei, mas o senhor escreveu e está impresso, quer dizer, há prova: "uma filósofa baba no vestido só porque ouve um metalúrgico falar" (22/12/2005). Mas... que metáfora canalha, Sr. Clóvis Rossi! Se babasse, a filósofa ainda babaria melhor do que o seu correspondente-imbecilóide, aí, que baba porque lê... uma Folha de S.Paulo! [risos, muitos].
Pode-se dizer que, hoje, o senhor e seu correspondente-imbecilóide-aí, ofendem, em jornal, em coluna, ao mesmo tempo, EU (que sou o cliente-consumidor desse jornal!) o meu voto, a democracia brasileira, o jornalismo e, até, o Código do Consumidor [risos]. Acho que alguém está pirando, aí nesse jornal [risos] ou, vai-se ver, já pirou completamente! Acorda, OMBUDSMAN! Abram o olho, acionistas da FSP! (E nem acrescento, pq me preocupa menos, que os senhores ofendem também a filosofia. Piraram total?)
Dois Napoleões, vocês-aí, 'trocando idéias' no pátio do mesmo hospício [risos]. Melhor: dois Napoleões, no mesmo hospício, e convencidos de que bom, mas bom meeeeeeeeeeesmo, prô Brasil, é o 'projeto de país' à moda Eduardinho Graeff [risos].
Tenho observado que sempre que FHC 'cita' Eduardinho Graeff (o que FHC fez na aula-magna-chata, para pautar a Folha de S.Paulo para dezembro/2005) é porque FHC está A-PA-VO-RA-DO. Hoje, Eduardinho Graeff ganha meia página na FSP. Tá provado: FHC está A-PA-VO-RA-DO! Ótimo, pro MEU projeto de país!
Lula é muitos! Lula 2006!
[assina] Caia Fittipaldi (dos Lingüistas Brasileiros para a Democracia/ Universidade Nômade / Campanha “Nenhum Brasileiro sem Resposta-na-ponta-da-língua, pra Responder à Folha de S.Paulo" / Tricoteiras Unidas / Mães do Planalto / Gaviões da Fiel.) [Msg composta com msg de vários campanhistas. Para vários destinatários, campanhistas e outros]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.