domingo, dezembro 25, 2005


[SOBRE "Bronca parlamentar", Márcia Peltier, no Jornal do Brasil Online, Rio de Janeiro, 24/12/2005, na edição impressa e na Internet, em http://jbonline.terra.com.br/]
_______________________________________
Jornalista Márcia Peltier,

parece-me que, muito mais democrático e importante, do que a senhora ficar aí 'ensinando' seus leitores a NÃO VEREM que NINGUÉM pode julgar e condenar sem provas (sobretudo a imprensa, que NÃO PODE, mesmo, nem julgar nem condenar sem provas, nunca, em caso algum), seria, hoje, a senhora chamar a atenção dos seus leitores para a EVIDÊNCIA absoluta de que o 'relatório' Serraglio é uma lenga-lenga sem fim, de repetição de 'julgamentos'... de colunagem de jornal [risos].

Afinal de contas, pra 'concluir' que "estou convencido de que houve mensalão", ninguém precisaria investigar nada. EU estou convencida de que o deputado Serraglio estava tão convencido quanto o Ônyx-o-Horrível, e quanto o ACM-Kid, de que, se não houvesse mensalão, ele seria inventado, contruído e inflado.

Uma das arapucas mais brabas, na qual os cidadãos-eleitores brasileiros estamos presos, em 2005, é a seguinte. Explico-a aqui, democraticamente, porque, na minha opinião, a senhora é parte da arapuca. Então, lá vai:

(a) 'jornalistas-colunistas' que têm longa tradição como militantes POLÍTICOS (e, em 2005, todos esses são tucanos-pefelistas) só fazem escrever suas personalíssimas opiniões político-partidárias, como se fossem 'fato' jornalístico ou 'análise' política 'isenta';

(b) imediatamente, alguns 'políticos' passam a supor que o que aqueles jornalistas militantes políticos [sempre os mesmos!] estejam 'manifestando' seja alguma 'opinião pública', apenas porque a opinião pessoal daqueles determinados (e sempre os mesmos!) jornalistas-colunistas-de-jornalão COINCIDEM com a opinião política de um dos partidos, ou de uma 'linha' política;

(c) imediatamente, esses mesmos políticos passam a REPETIR as opiniões personalíssimas daqueles jornalistas que, afinal de contas, só manifestam, mesmo, sempre, as suas próprias convicções políticas PESSOAIS. Assim é que, aos poucos, vai-se apagando, na discussão social, a opinião legitimamente pública e democrática; e vai-se construindo uma "opinião publicada", que ATÉ Carlos Lacerda já conhecia [risos]. (A senhora já ouviu falar nisso?)

Prova desse estranhíssimo casamento, em que alguns políticos e partidos políticos servem-se da mídia, do mesmo modo como a mídia serve-se de alguns políticos e partidos, pra finalidades que NADA TÊM de democratizatórias, no Brasil 2005-6, é, dentre outras, o 'casamento' entre Roberto Jefferson e a Folha de S.Paulo.

Pode-se dizer que, naquela entrevista, Roberto Jefferson entrevistou a Lo Prete [risos]: ele a convocou e pautou-a; dia seguinte, o jornal publicou como se aquilo fosse uma verdade simples. Nenhum jornalão brasileiro, depois, sequer SUGERIU que podia haver coelho naquele mato. Investigação jornalística, foi NENHUMA; e, aliás, assim continua, até hoje.

Outra prova desse estranhíssimo casamento, em que a imprensa brasileira dá mostra de que 'crê' que os fatos políticos possam ser tratados como futricas de opinião pessoal, é aquela obscena "Mesa das Meninas do Jô", em que jornalistas-colunistas brasileiras põem-se estridentemente a cacarejar, ante qualquer piada fascista, daquele humorista fascista (e tucano assumido).

Cadê, afinal de contas, o jornalão ou o jornalista ou a jornalista brasileiro/brasileira que esteja investigando, por exemplo, o que declarou o Ministro José Dirceu, sobre aquela 'entrevista' de Roberto Jefferson?

A senhora certamente sabe -- pois se ATÉ EU sei! -- que Roberto Jefferson resolveu vingar-se do Ministro José Dirceu, exatamente quando ele (Jeff) convenceu-se de que ele (Jeff) não conseguiria manter, como até então, o seu esquemão-mamata, de décadas, nos Correios. Jornalismo investigativo e democrático, hoje, no Brasil, espinafraria todos os dias a mamata-de-Jeff. Mas, no Brasil, a mídia-empresa degolou o ministro José Dirceu.

É claro que, ontem, o Presidente Aldo Rebelo disse EXATAMENTE o que EU acho que se tenha de dizer!

Basta a evidência de que o Presidente Aldo Rebelo declarou EXATAMENTE o que EU penso, para que essa declaração tenha perfeita legitimidade democrática: afinal de contas, EU SOU O CIDADÃO LEITOR-ELEITOR, não é?! E EU ELEGI o Deputado Aldo Rebeleo, em quem voto sempre, há anos. A culpa não é minha, é claro, se o Clóvis Rossi não conseguiu eleger seus candidatos, ou se a senhora não conseguiu eleger os seus.

Taí. EU estou TOTALMENTE CONVENCIDA de que, depois de seis meses de 'investigações' à moda Serraglio, não há ainda sequer UMA prova de que o governo Lula tenha pago parlamentares para votarem a favor do governo.

O mais elementar bom-senso manda concluir que, nesse caso, (i) não houve, mesmo, nenhum mensalão; e (ii) a 'crise ética' é invenção de 'éticos' à moda dos jornalistas colunistas da página 2 da FSP [risos], que, de éticos, NÃO TÊM nada a mais (e possivelmente têm MUITO a MENOS) do que EU, que sou cidadão-eleitor do governo que governa o Brasil, eleito em eleiçõs democráticas.

Por quê? É proibido vencer eleições no Brasil?! [risos] A senhora acha que seja 'pouco ético' o meu candidato ser eleito e ter opiniões diferentes das suas opiniões?! [risos, muitos]

É minha opinião sobre a sua opinião na coluna de hoje: respeito a sua opinião, mas (i) ela é apenas a sua opinião PESSOAL; e (ii) a sua opinião pessoal não coincide, de modo algum, nem com qualquer 'verdade-absoluta'. E a sua opinião pessoal tampouco coincide, 'naturalmente', não, de modo algum, com a MINHA opinião pessoal.

Por que a senhora tem coluna de jornal para fazer propaganda da SUA opinião pessoal e eu -- CIDADÃO e ELEITOR -- não tenho coluna de jornal para fazer propaganda da MINHA OPINIÃO? Pois fique sabendo que a MINHA OPINIÃO PESSOAL coincide completamente com a opinião do presidente Aldo Rebelo, não com a sua, no assunto que a senhora comenta hoje.

Aproveito para dizer que minha opinião TAMBÉM coincide COMPLETAMENTE com a opinião do presidente Lula, para quem sempre houve corrupção no Brasil e é completamente impossível erradicar a corrupção, no Brasil, logo do primeiro governo popular que o Brasil elege, em 500 anos. Acho também que a erradicação da corrupção já começou.

Acho, afinal, que é a erradicação da corrupção, não a existência da corrupção, que está ENLOUQUECENDO tanta gente, a começar pelo horrendo senador Bornhausen, FHC et allii.

Ou, quem sabe... a senhora está pensando que os horrendos senador Bornhausen, FHC ou ACM-Kid só souberam 'de corrupção'... pela entrevista que a Lo Prete deu ao Roberto Jefferson, anteontem?! [risos, muitos].

Lula é muitos! Lula 2006!

[assina] Caia Fittipaldi (dos Lingüistas Brasileiros para a Democracia/ Universidade Nômade / Campanha “Nenhum Brasileiro sem Resposta-na-ponta-da-língua, pra Responder à Folha de S.Paulo" / Tricoteiras Unidas / Mães do Planalto / Gaviões da Fiel.) [Msg composta com msg de vários campanhistas. Para vários destinatários, campanhistas e outros]

PS. A senhora sabe quem é um tal de "Montenegro", de que o horrível Jô Soares sempre fala, sempre que aparece lá, naquela rodinha, uma "D. Ana Maria Tahan", editora do Jornal do Brasil-aí e SUPER cacarejante?
_______________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.