sábado, dezembro 24, 2005


CURTAS E BOAS

- Aumento do emprego formal faz Previdência bater recorde de arrecadação. O aumento do emprego com carteira assinada fez a arrecadação da Previdência Social bater recorde no mês de novembro, quando somou R$ 9,044 bilhões, com crescimento de 3,4% no mês e de 11,6% em relação a novembro do ano passado.
- Desemprego em SP é o menor desde 2001Pesquisa divulgada pelo Seade/Dieese mostra que, em novembro, foram criados 86 mil postos de trabalho na região metropolitana de São Paulo.
- Petrobras bate 10º recorde histórico do ano. A Petrobras informou em nota que registrou uma produção recorde de 1,857 milhão de barris por dia. O desempenho é cerca de 23 mil barris a mais do que no último recorde da estatal, obtido em 23 de junho deste ano. O resultado representa também um aumento de 5,8% em relação ao último recorde mensal de produção, registrado em junho deste ano, de 1,755 milhão de barris/dia, e 10,7% maior do que a média de 2005 ate novembro.
- IGP-M anual deve ser o mais baixo da história, prevê FGV. O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) teve queda de 0,06% no período entre os dias 21 de novembro e 10 de dezembro. No mês anterior, os preços apurados pela Fundação Getulio Vargas subiram 0,25%. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação medida pelo índice é de 1,16%. Segundo o economista Salomão Quadros, o IGP-M deve encerrar 2005 com o menor patamar de inflação acumulada já verificado na história do indicador, que começou a ser calculado em 1989. A menor taxa foi registrada em 1998, quando o índice atingiu 1,78%. Vale lembrar os últimos índices de inflação:
2002 (FHC) – 12,5% 2003 (Lula) – 9,3% 2004 (Lula) – 7,6% 2005 (Lula) – pouco mais de 5%
Juro ao consumidor é o menor desde 94Taxa média caiu 1,3 ponto percentual em novembro.

- Bolsa estiagem começa a ser paga a 99 mil agricultores. O Bolsa Estiagem (R$ 300,00) começou a ser pago dia 21 para os agricultores de Mato Grosso do Sul e do Nordeste (menos o Maranhão) que se inscreveram para receber o Auxílio Emergencial Financeiro do governo federal. O Bolsa Estiagem é parte do Programa de Resposta aos Desastres, mantido pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com o Desenvolvimento Agrário. Os beneficiários são agricultores que perderam no mínimo 50% das lavouras, que têm renda mensal média de até dois salários mínimos e que moram em municípios com decretos de situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo governo federal. O objetivo do Bolsa Estiagem é diminuir os prejuízos causados pela seca aos agricultores que não tiveram acesso a nenhum outro programa assistencial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, como, por exemplo, linhas de crédito.
Governo Federal aposta no Ensino Tecnológico. Os Cursos Superiores de Tecnologia são cursos de graduação com tempo de duração variando entre dois e três anos. Este fator possibilita aos estudantes ingressarem antes no mercado de trabalho. Em entrevista à Folha Dirigida (jornal destinado a interessados em concursos públicos), o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, declarou: “ até uma semana atrás estávamos impedidos de criar novas escolas, já que o governo anterior não só não investiu neste nível de ensino, através da rede federal, como criou uma legislação proibindo novas escolas. Estamos construindo para 2006, pelo menos, 32 escolas profissionais no país, sendo que destas 32, dez delas serão construídas até o final do primeiro semestre do próximo ano para que já funcionem no segundo semestre. Inicialmente, elas estarão naqueles Estados em que, apesar de haver ensino profissional no Brasil há 90 anos, não têm nenhuma escola, seja no setor industrial ou agrícola: Acre, Amapá e Mato Grosso do Sul.” O critério para a construção das novas escolas: periferias das regiões metropolitanas e regiões com mais altos índices de exclusão social.

jotaamorim

----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.