quinta-feira, dezembro 01, 2005


Presidente Lula lamenta cassação de Dirceu

Ao discursar na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a cassação do mandado de José Dirceu. Para ele, o resultado do julgamento foi uma má notícia desta semana. Lula observou que o Congresso é soberano para tomar decisões, mas lamentou que Dirceu tenha sido cassado "antes de provarem algo contra ele".
Segundo Lula, a condução do processo, da forma como vinha acontecendo, colocava o Congresso quase na obrigação de cassar o deputado. "Todo mundo sabe a relação de amizade e carinho que tenho por ele", disse. "Se ele errou, a história vai dizer. Mas eu acho que o Congresso precisava de provas antes de cassá-lo".
“A história vai se encarregar de dizer o que é certo ou não, mas faltou provar que o Zé feriu o decoro parlamentar”, disse Lula, diante de empresários e sindicalistas. O presidente disse ainda que não podia esconder "sua amizade e carinho" por José Dirceu e voltou a dizer que a História vai esclarecer as dúvidas. “A História vai se encarregar de colocar as coisas mais às claras”, falou.
Justiça O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse nesta quinta-feira, durante a cerimônia de posse nos novos integrantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que a cassação foi injusta porque não se baseou em provas. Segundo ele, o julgamento foi puramente político e não se fundamentou em qualquer elemento substancial.
“Eu respeito a soberania do Congresso Nacional, mas essa é minha avaliação. Eu estudei esse processo, fui testemunha desse processo e sei que não se conseguiu provar nada de substancial, nada de material contra o deputado José Dirceu”, disse Bastos.
Articulação política
O ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, lamentou hoje, antes do início da reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CNDES) a cassação de José Dirceu (PT-SP) pelo plenário da Câmara dos Deputados. Para ele, articulador político do governo, a decisão do Congresso "traumatiza" a democracia.
“Foi um fato traumatizante para a democracia. O Brasil é o único lugar em que a Casa (Câmara) cassa os seus. Nos outros países, o Congresso instrui o processo e manda para a Justiça”, afirmou Jaques Wagner. Para Jaques Wagner, o processo de José Dirceu sofreu uma contaminação. “A relação no parlamento faz amigos e inimigos. Em um julgamento, este elemento não deveria existir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.