terça-feira, março 28, 2006

FREIO DE ARRUMAÇÃO


FREIO DE ARRUMAÇÃO
Estou recebendo dezenas de mensagens sobre os últimos acontecimentos.
É preciso calma e cabeça fria nessa hora, não vamos tirar conclusões apressadas. Sempre lembrar, que a verdade é filha da força. O discurso da imprensa tucana, sempre será e é, tão somente o discurso da elite brasileira. O velho e manjado discurso da moralidade, o mesmo que foi usado em 54, em 64, e em vários outros momentos da nossa história.

O discurso da moralidade é sempre um discurso seletivo, e que pela força de quem o enuncia, sempre se presta para o linchamento. E não existe nada mais anti-democrático do que o linchamento. A imprensa tucana no Brasil representa a força de quem a controla, de quem a possui. Uma força completamente desigual com relação a todos os demais agentes sociais: partidos, governos, movimentos sociais, minorias, ... Essa força se expressa através da enorme capacidade de produzir e fazer chegar a uma grande quantidade de pessoas em pouco tempo, um discurso “bem elaborado” e aparentemente coerente.

Mas a coisa não é bem assim, o discurso da verdade só é possível com o uso da força para fazer calar todos os demais discursos. Daí essa sensação de impotência, de broxa mesmo, que muitos estão relatando nas mensagens que estão chegando. Mas, tomando algumas precauções, é relativamente fácil sair dessa. Sempre observe quem fala, quem tem o espaço e o tempo para anunciar o seu discurso, a sua versão. Imediatamente a seguir, observe quem é que é impedido de falar, quem é calado. Pronto, estamos a meio caminho de começar a desembaralhar essa trama.

Vamos relembrar rapidamente quem são os grandes faladores do momento, os mais entrevistados, mais consultados, os que têm os melhores e maiores espaços para dizer e espalhar o seu discurso. São esses mesmos que você já está pensando: os FHCs da vida, ACMs, Virgílios, Elianes, Rossis, e por aí vai. Ontem aparece no telejornal o senador bandido Antero Paes de Barros, exatamente esse, aquele lá do Comendador, fazendo o discurso da moralidade na tribuna do congresso, que virou a tribuna do telejornal.

A falha do PT. Qual é a principal falha do PT? Não é só do PT, mas de toda a esquerda brasileira que ainda não procurou entender e estudar esse grande monstro do nosso tempo, que é o monopólio dos grandes meios de comunicação. Parece que não temos entre nós gente suficiente e preparada para enfrentar esse desafio de formular táticas e estratégias de enfrentamento dessa questão. Também existem erros políticos, mas esses erros também são cometidos pelos outros, acontece que os erros dos outros são escondidos e os nossos são amplificados. É por isso que um pulha como o FHC tem a tranqüilidade de chegar num jornal e dizer na maior cara de pau do planeta, que o governo LULA é o governo mais corrupto da história.

Vamos em frente gente, é hora de juntar as nossas forças, a nossa troca de informações e capacidade de análise na formulação de questões, táticas e estratégias de luta. O mundo não acabou, o que estamos vivendo é só mais um capítulo da velha e imoral luta de classes. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.

Adauto Melo
Grupo Beatrice
http://grupobeatrice.blogspot.com