quarta-feira, março 22, 2006

Fundeb emperra nas mãos do PFL

Terminou nesta terça-feira (21), no Senado Federal, o prazo para apresentação de emendas à proposta de emenda constitucional que trata do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico e de Valorização dos Profissionais de Educação).
Segundo a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), foram apresentadas 27 emendas ao texto. A deputada manifestou expectativa de que o relator da matéria, senador José Jorge (PFL-PE), apresente logo seu parecer sobre a PEC para que ela possa ser apreciada o mais rápido possível pelo plenário do Senado.
Fátima lamentou profundamente que o PFL - a exemplo do que fez na Câmara quando o deputado Paulo Magalhães (PFL-BA), que segurou o Fundeb por quase dois meses na Comissão de Constituição e Justiça - continue dificultado a tramitação da proposta no Senado. Para ela, o relator José Jorge enveredou pelo mesmo caminho do colega de partido na Câmara.
Analisou a deputada que o projeto já poderia ter sido votado, beneficiando milhares de estudantes neste ano. “Isto não está acontecendo devido a capricho do PFL, movido pelo sentimento mesquinho de que iniciativa deste porte repercutirá positivamente para o governo Lula, autor da proposta”, disse Fátima Bezerra.
Para a deputada, o PFL presta desserviço ao país e à educação brasileira. “Eles não fizeram nada e nem deixam a gente fazer”, disse.
A PEC foi aprovada pela Câmara em segundo turno no dia 2 de fevereiro e depende de votação no Senado.

Agência Informes (www.informes.org.br)