domingo, dezembro 11, 2005



PT vai à Justiça contra extrapolações de CPIs

O Diretório Nacional do PT decidiu neste sábado que irá à Justiça para impedir que as CPIs extrapolem suas funções de origem. A resolução foi aprovada em uma reunião que durou cerca de 9 horas em São Paulo. De acordo com o presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini, será feita uma avaliação jurídica especificamente sobre a CPI dos Bingos, que, segundo ele, tem extrapolado seu fato determinado e, portanto, estaria agindo em dissensão com a Constituição brasileira.
Essa questão será avaliada juridicamente por ele, em conjunto com a assessoria jurídica do partido. "As CPIs devem investigar fatos determinados. Há uma maioria na CPI que tem procurado desviar desses fatos, estabelecendo falsas conexões entre fatos que não têm qualquer relação entre si", afirmou.
"A CPI dos Bingos está investigando tanta coisa que já foi chamada de CPI do Fim do Mundo, porque não tem limites. A gente percebe claramente a intenção de disputa política de vários de seus membros. Portanto, nós, respeitando essa tentativa de luta política, temos o direito de, no momento adequado, buscar o Judiciário para preservar o direito das pessoas que estão sendo, muitas vezes, achincalhadas naquela CPI", afirmou.
Segundo ele, o momento e a forma em que será feito este questionamento jurídico será uma decisão da Executiva Nacional.
Caixa 2 em outros partidosBerzoini disse ainda que o PT pretende discutir a situação de várias campanhas eleitorais de adversários, que, segundo ele, têm fortes indícios de caixa dois e de outras irregularidades. "Não é possível que criminalizem o PT com relação a este tema sem que eles olhem as suas próprias contas", defendeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.