segunda-feira, dezembro 05, 2005


FUNDAMENTALISMO PARA CRIANÇAS

Cartaz do filme

Disney incute mensagem cristã fundamentalista em seu novo filme

"As crônicas de Nárnia" tenta repetir o sucesso de "A Paixão de Cristo" e os cristãos renascidos dos EUA encontram no filme baseado na obra de C. S. Lewis um material de proselitismo religioso que é, inclusive, incentivado pela produtora que contratou a Motive Entertainment, empresa de marketing cristã especializada em fé e família e com vínculos na rede de igrejas cristã fundamentalista, para promover o filme.

A produtora Disney contratou a Motive Entertainment, empresa de marketing cristã especializada em fé e família e com vínculos na rede de igrejas cristã fundamentalista, para promover o filme. A Motive já comprovou sua capacidade mobilizadora entre essa comunidade quando, contra todos os prognósticos, transformou "A Paixão de Cristo" de Mel Gibson no filme de maior bilheteria de 2004 [nos Estados Unidos].

Isso gera grandes possibilidades de criar um público devoto entre a comunidade de cristãos fundamentalistas. Os promotores do filme estão animando pastores e pregadores a organizar suas próprias projeções antes da estréia e incluir referências ao filme em seus sermões. Mais de 150 igrejas vão projetá-lo nas próximas semanas.

Do site da web www.narniaresources.com, que apresenta o logotipo da Disney, chega-se a um outro de materiais para pastores, com uma dezena de sermões pré-escritos com base no novo filme, com recomendações da missão do tele-evangelista Billy Graham e do poderoso pastor da mega-igreja New Life Church em Colorado Springs, Ted Haggard."Acreditamos que Deus fala por meio desse filme", afirma Lon Alison, do Billy Graham Center. Haggard diz a seus seguidores para aproveitar a oportunidade para alcançar "outras comunidades com a história do leão que ama e se sacrifica para libertar os filhos de Adão". A empresa Christian Publishing and Outreach utiliza imagens do filme para fazer proselitismo em 20 mil igrejas nos EUA.Cal Thomas, jornalista ligado aos cristãos fundamentalistas, anima o público a "propiciar grandes lucros para essas empresas (Disney e Walden) para que possam rodar mais filmes desse tipo".

Já se comprovou a envergadura do mercado cultural cristão nos EUA, explica Paul Lauer, diretor da Motive Entertainment. "O mercado de fé e família consome vorazmente livros e música", ele diz, referindo-se a romances da série apocalíptica "Left Behind" e a discos de ouro de grupos de hard rock cristãos. "Também vão consumir o filme. Vai ser uma mina de ouro", prevê.

VERMELHO
----------------------


PAIXÃO PERVERTIDA

O filme de Mel Gibson é a forma acabada da perversão a que pode chegar uma sociedade mergulhada na ignorância do fundamentalismo. Ninguém sobreviveria a tanta tortura, o filme é um exagero de horror e sangue. Cruzei com esse filme outro dia na televisão, em qualquer pessoa com a sexualidade minimamente desenvolvida, esse filme provoca horror e repulsa, que milhões assistam em deleite e com assombrosa reverência é um sinal muito grave de que o mundo vai mal, muito mal.

AM

--------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.