segunda-feira, outubro 10, 2005

Entidades de municípios paranaenses saem em defesa de Zeca Dirceu


10/10/2005 - Entidades de municípios paranaenses saem em defesa de Zeca Dirceu

Entidades de municípios paranaenses saíram hoje (10) em defesa do prefeito de Cruzeiro d’Oeste, José Carlos Becker de Oliveira e Silva, o Zeca Dirceu (PT).

A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e a Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios) divulgaram nesta segunda-feira notas nas quais defendem o prefeito das acusações feitas pela Folha de S.Paulo nesse domingo (9).

O jornal afirma que Zeca, antes de se tornar prefeito, teria sido favorecido pela Casa Civil, quando a pasta estava sob o comando do hoje deputado federal, José Dirceu.

Segundo o Prefeito de Nova Olímpia e presidente da AMP, Luiz Lázaro Sorvos, o trabalho de Zeca Dirceu sempre se caracterizou apenas como um interlocutor dos projetos encaminhados oficialmente pelos municípios.

Para Maria Aparecida Zago Udenal, ex-presidente da Amerios, e Arlei Hernandes de Biazzi, vice-presidente da entidade, Zeca nunca apresentou pedidos pessoais junto a órgãos do governo federal.

Leia a íntegra das notas:

Nota da AMP

Em relação à reportagem publicada na edição do dia 09/10/05, pelo jornal Folha de São Paulo, assunto relacionado ao Sr. José Carlos Becker de Oliveira e Silva, “Zeca Dirceu”. Como líder municipalista, enalteço o trabalho em prol dos municípios da região noroeste do Paraná, realizado por Zeca Dirceu frente ao Escritório Regional da SETP (Secretaria de Trabalho e Promoção Social) do Estado do Paraná.

A ação de apoiar pleitos dos municípios da região noroeste do Paraná, apresentados em Brasília nos anos 2003 e 2004, sempre foi pública e notória. As demandas apresentadas sempre foram identificadas aos municípios da região noroeste e dentro das diretrizes de atuação dos Ministérios, não sendo do meu conhecimento nenhuma demanda pessoal do sr. “Zeca Dirceu”. Seu trabalho sempre se caracterizou apenas como um interlocutor dos projetos encaminhados oficialmente pelos municípios.

Não observei em nenhum momento privilégios aos pleitos apresentados pela região Noroeste. Aliás, a região da Amerios é carente de investimentos federais, principalmente na área social. O que leva à constatação de ter agido o Chefe do Núcleo da Secretaria de Estado do Trabalho e Promoção Social (Zeca Dirceu), desprovido de qualquer interesse particular, simplesmente com a intenção de diminuir as carências da região.

Nova Olímpia, 10/10/05

Luiz Lázaro Sorvos

Prefeito de Nova Olímpia e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP)


Nota da Amerios

Conhecendo profundamente a atuação e a trajetória política do prefeito José Carlos Becker de Oliveira e Silva, não poderia deixar de manifestar-me com relação ao conteúdo de reportagem publicada no último domingo, dia 09/10/05, pelo jornal Folha de S. Paulo. Como presidente e vice-presidente da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) na gestão 2003, esclarecemos a opinião pública, no que segue:

a) A Amerios nunca teve conhecimento de que Zeca Dirceu tenha apresentado um pedido pessoal junto a órgãos do Governo Federal, como deixa transparecer a citada reportagem.

b) Os projetos, na verdade, partiam dos Municípios, de forma oficial e legal. Como a maioria das reivindicações era da área social e algumas delas de grande importância para a região, como a criação do CONSAD-AMERIOS, que foi motivo de audiências dos prefeitos da região e Zeca Dirceu no antigo Ministério de Combate à Fome (conforme cita a matéria da Folha de S. Paulo), Zeca Dirceu as apresentava em Brasília, a título de colaboração com os Municípios, uma vez que também naquela época ele respondia pela chefia do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Emprego, Trabalho e Promoção Social em Umuarama, cuja atribuição principal é desenvolver projetos na área social;

c) As demandas apresentadas tinham por objetivo atender a uma região com inúmeras necessidades e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Urbano). Por isto, entre os projetos encaminhados estão os das cozinhas comunitárias, que hoje beneficiam dezenas de famílias com uma condição de vida mais digna.

d) Por outro lado, projetos de maior porte, como a Agência de Comercialização e a Incubadora Industrial, ainda não se tornaram uma realidade, o que desmente a versão de ter existido privilégio.

e) Os pedidos junto aos Ministérios foram feitos pelos municípios sempre de forma oficial, com ofícios assinados pelos prefeitos, dentro das diretrizes de atuação de cada Ministério e de acordo com a disponibilidade do Orçamento de cada ano. Sendo assim, desconhecemos qualquer suposta anormalidade ou irregularidade na tramitação desses pedidos.

Umuarama, 10 de outubro de 2005.

Maria Aparecida Zago Udenal

Ex-presidente da Amerios/Gestão 2003

Arlei Hernandes de Biazzi

Vice-presidente da Amerios/Gestão 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.