sexta-feira, janeiro 06, 2006



Quem é Cora Rónai

Jussara,

Cora Ronai é filha de um homem de bem, chamado Paulo Ronai, que escreveu vários livros importantes, sobre tradução. O pai dela já morreu; e ele não tem nada a ver com ela.

Ela detém, como uma espécie de feudo hereditário, uma coluna no O GLOBO -- perfeitamente imbecil, escrita em tom adolescente, e que ninguém lê. Mas Cora Ronai, se for adolescente, será só na imbecilidade fundamental (grande Nelson Rodrigues!), como tantos que envelhecem sem amadurecer e ficam, para sempre, bobões, nem crianças nem adultos.

Não por acaso, ela é casada com o Millor Fernandes e eles não têm filhos, felizmente. Cora Ronai é daquelas mulheres fanadas que não têm filhos nem sabem dar uso democrático nem às próprias entranhas de mulher nem ao próprio talento humano, e ficam assim, pra sempre, condenadas a cuidar de canarinhos, gatinhos, pombinhos da praça e, quando alcançam alguma exigência uterina mais épica, digamos, metem-se a defender capivara, quero dizer, bicho grande. No geral, esse tipo de mulher fanada só cuida de bicho pequeno, que são vítimas perfeitas pra elas encherem de lacinhos, perfuminhos, brinquinhos, sapatinhos e casaquinhos e essas merdas de loja "Pet".

O Millor Fernandes tem, de desenhista gênio, o que tem de intelectual fascista, quero dizer: tem muito, nos dois casos (e faz tempo). O Millor tá perto dos 80; a Cora deve estar perto dos 60 -- e sempre foi militantemente muito reacionária, como o Millor. Porque é casada com o Millor, ela é tratada uma das intocáveis da 'mídia' carioca. Também porque é casada com o Millor, a Cora Rónai se meteu na cabeça que é jornalista. Não é. Conheço essa raça.

Caia Fittipaldi
______________________________________________________

Pessoal perdoem a minha ignorância, mas quem é Cora Rónai? É o que ela é,o que faz, eu conheço bem o Betinho sei o que ele fez pelos famintos do Brasil,conheço bem, o ministro Dirceu sei da luta dele pelo povo brasileiro, pela democracia, pela liberdade, a luta dele por justiça, caramba eu conheço muita gente, mas essa tal Cora Rónai eu juro que não sei quem é ?

Jussara

SEM MEDO DE SER FELIZ!

LULA 2006
--------------------------------

Os ataques pessoais a Lula, e a nós, seus eleitores, é a prova maior de nossa vitória política e moral sobre essa elite vendida e carcomida. O Brasil está sendo governado por um de nós, e provamos que somos melhores do que eles. Essa raiva eles vão ter que engolir até o fim...
Adauto
-----------------------

Companheiros,

Segue cópia da mensagem que enviei agora, ao jornal "O Globo", depois de ler, com profunda indignação, o que escreveu a senhora Cora Rónai em sua coluna de hoje.

Espero que o jornalão tenha a coragem de publicar.

Abraços fraternos,

Veruska
---------------------

Senhores Editores,

Estou profundamente chocada e indignada com o que acabo de ler na coluna da senhora Cora Rónai, em O Globo de hoje, dia 5 de janeiro de 2006.
Como professora universitária, atuando na área de Comunicação Social, fui sou e serei uma incansável defensora da liberdade de imprensa, de pensamento e de expressão, especialmente no campo da política.
No entanto, como educadora, acho inaceitável que um jornal sério tenha entre seus colunistas alguém que tem a coragem de referir-se ao Supremo Mandatário da República de forma tão deselegante, grosseira e ofensiva.
Chamar o senhor Presidente de “covarde” e “cínico” e dizer que ele “chafurda” é uma atitude inadmissível para um formador de opinião, que tem de assumir a responsabilidade pelo que escreve e publica. Não se trata aqui do senhor Luiz Inácio da Silva, mas do Presidente da República do Brasil. O meu presidente e o de Dona Cora, também, quer ela goste ou não.
É desta forma que a imprensa brasileira acredita estar defendendo a ética, construindo um país melhor e formando a opinião popular?
É esse tipo de exemplo que devo mostrar aos meus jovens alunos como o formador de opinião bem sucedido, que consegue trabalho num dos mais importantes jornais do país?
Desta vez, vocês ultrapassaram todos os limites da sensatez, do respeito à democracia e até mesmo da chamada “boa-educação” e já não me espanta ver que o país que tem jornalistas como essa senhora, seja o mesmo que elege políticos como os que ameaçaram surrar o senhor Presidente. Acho que chegamos ao fim da linha no que se refere ao respeito, à hierarquia e os bons modos. A imprensa brasileira acha que pode tudo e ainda cobra dos políticos um suposto “decoro” , o qual ela mesma não se exige.
Se não me trai a memória das insignificâncias do cotidiano, parece-me ter sido esta mesma senhora Cora, que – recentemente- envolveu-se em grande polêmica com leitores e outros jornalistas ao fazer a defesa apaixonada dos “direitos” de uma capivara residir na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Ao ver como esta senhora trata o presidente de seu país, eleito democraticamente pela maioria dos brasileiros, entende-se a razão de vivermos hoje em uma sociedade onde existe gente que declara gostar mais de coelhos que da própria família.
É esse tipo de cidadão que estamos formando com esse tipo lamentável de jornalista.


Vera Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.