terça-feira, janeiro 17, 2006


A lista da corrupção municipal
Por Natalia Viana e Camilo Leal Oliveira.
NA CAROS AMIGOS

Desde abril de 2003, a Controladoria Geral da União, do ministro Waldir Pires, realiza um Programa de Fiscalização, realizando auditoria nos repasses federais de até sessenta cidades, em sorteios realizados pela Caixa Econômica Federal, com grande publicidade. Os auditores da CGU vão até os municípios sorteados, avaliam contas e documentos e inspecionam as obras já pagas pela União, além de conversar com a população. Até agora, já foram inspecionadas 801 áreas municipais em 16 sorteios. Mas nem todos os dados foram contabilizados pela CGU. Entre o 4º e o 14º sorteios, foram analisados 600 municípios, dos quais 458 apresentaram problemas sérios como onde foram encontrados problemas graves, tais como obras paradas apesar de já pagas, favorecimento de empresas em licitações, notas fiscais frias, superfaturamento de preços, gastos sem licitação, falta de medicamentos ou merenda escolar. Os nomes dos partidos políticos responsáveis por cada uma dessas prefeituras, no entanto, nunca foi levantado. A Caros Amigos fez a contabilização, e traz aos seus leitores a lista completa dos municípios flagrados com irregularidades graves, além dos partidos vencedores das eleições municipais de 2000. Um pequeno mapa da corrupção nos municípios, ainda que apenas daquela que foi flagrada pelo governo federal.

1 – Principais partidos políticos e quantidade de prefeituras eleitas flagradas pela CGU, por partido: PMDB : 100PFL: 95PSDB: 81PPB: 50PTB: 24PDT: 24PL: 20PPS: 15PT: 11

Fonte: http://carosamigos.terra.com.br/outras_edicoes/edicoes_especiais/corrupcao/alista.asp

Comentário: Abnel

A CGU fiscaliza realizando auditoria nos repasses federais de até sessenta cidades, em sorteios realizados pela Caixa Econômica Federal, com grande publicidade. Ela não coloca nomes de partidos para não ser acusada de perseguição política. O governo LULA fiscaliza sem perseguição política, atitude nunca vista no Brasil. A mídia em geral deveria realizar esse papel de divulgar os nomes dos partidos envolvidos em problemas graves. Fica uma pergunta, porque a mídia em geral não faz essa publicação cobrando dos partidos uma ação? Gente, por isso e muito mais o governo LULA é sim um governo diferente e incomoda muita gente da elite política e econômica desse país.

Gente fiz um estudo e cheguei a seguinte conclusão sobre as proporções dos municípios envolvido em desvio de dinheiro público, levando em consideração os partidos a quem pertence os prefeitos.

Só para termos uma idéia, o PFL por exemplo tem 790 prefeitos. Dos 458 municípios encontrados com problemas graves pela CGU, 95 eram do PFL. Isto é, 20,7% do total (458). Muito né, muitíssimo nnnnéééééé. É a mesma coisa que dizer que a cada 100 prefeitos do PFL fiscalizado, 20,7 prefeituras desviam dinheiro público. Dinheiro esse do leite, de cesta básica, dinheiro da creche, da educação, enfim, dinheiro da população que mais necessita. A conclusão desse pequeno trabalho serviu para comprovar o quanto certos partidos vem fazendo isso há muito tempo. Precisamos estar de olhos abertos. Estão muito distantes da ética, da Pobreza, das causas da violência e do respeito humano.

A cada 100 Prefeituras do PFL fiscalizada pela CGU 20,7 com problemas graves
A cada 100 Prefeituras do PSDB fiscalizada pela CGU 17,6 com problemas graves
A cada 100 Prefeituras do PMDB fiscalizada pela CGU 21,8 com problemas graves
A cada 100 Prefeituras do PPB fiscalizada pela CGU 10,9 com problemas graves
A cada 100 Prefeituras do PT fiscalizada pela CGU 2,4 com problemas graves


Abnel / Campinas / abnel@bol.com.br

--------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.